Filtrar


Questões por página:
Um gás sofre uma expansão sem variar sua pressão. Nessa situação o gás sofre uma transformação chamada de:
Uma pessoa mede a temperatura do motor de um carro pela manhã, antes de ligá-lo, e constata que é o mesmo valor da temperatura ambiente de 25°C. Após colocar o motor para funcionar, a pessoa mede a temperatura novamente e registra o valor de 194°F. A variação de temperatura sofrida pelo motor foi de:

A expansão rápida de um gás caracteriza uma transformação adiabática quando ocorre o resfriamento do gás sem que haja tempo para perdas de calor. Sua aplicação em refrigeradores é bastante conhecida, bem como efeitos cotidianos como no ar que sai das latas de spray é mais frio, quando assopramos as mãos, e em inúmeros processos ligados aos fenômenos atmosféricos.

 

Considere uma quantidade fixa de um gás ideal que passa por uma expansão adiabática e tem sua temperatura reduzida pela metade. Assinale a alternativa que indica a melhor aproximação para a razão entre os volumes final e inicial (V2 / V1), necessária.

 

Imagem associada para resolução da questão



O rendimento típico de motores de combustão interna como automóveis é próximo a 33%. Uma máquina de Carnot com esse rendimento operando com um reservatório de calor à 1527ºC (temperatura semelhante à produzida pela combustão no interior do cilindro).
Assinale a alternativa que indica o valor da temperatura aproximada que deve estar a fonte/reservatório frio para que essa máquina de Carnot tenha essa mesma eficiência.

O gráfico indica o fator de compressibilidade à temperatura constante do gás hidrogênio de acordo com seu comportamento real na relação P?V/nR?T em função da pressão.

 

 

Caso o gás hidrogênio se comportasse como um gás ideal, a reta seria