Questões de Concurso
Filtrar
46 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 10
Questões por página:
“Um grupo de pesquisadores confirmou, através de uma expedição, a existência de um santuário de árvores gigantes na divisa do Pará com o Amapá. O santuário, composto por árvores da espécie Dinizia excelsa, conhecida popularmente como angelim vermelho, está localizado na Floresta Estadual do Paru, na divisa entre os dois estados amazônicos. A maior árvore do grupo chega a medir 88 metros de altura e 5,5 metros de circunferência”.
(Adaptado de https://www.portal.ap.gov.br/noticia/0209/santuario-com-arvore-que-chega-a-88-metros-foi-descoberto-na-divisa-do-amapa-com-o-para)
Sabendo que a densidade média do angelim vermelho é de 0,79g/cm3, considere uma amostra da madeira dessa árvore que tem a forma de um cubo com 2,0cm de aresta.
A massa, em gramas, desse cubo é
Com relação à luz, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Um corpo que reflete difusamente apenas verde sob a luz branca, será visto como preto sob luz vermelha. ( ) Quando um raio de luz incide sobre uma superfície plana e polida como a superfície de um espelho comum, o raio de luz é refletido com o mesmo ângulo com que incidiu. ( ) Em frente a um espelho plano, quando levantamos a mão direita, a imagem faz o mesmo, mas ocorre uma inversão, pois o lado esquerdo aparece como direito; é o fenômeno da refração de imagens.
As afirmativas são, respectivamente,
A energia cinética é a energia devida ao movimento. Tudo que se move tem energia cinética. Logo, os corpos em movimento possuem energia e, portanto, podem causar deformações. A energia cinética de um corpo depende da sua massa e da sua velocidade. Portanto, podemos afirmar que a energia cinética constitui uma função da massa e da velocidade de um corpo, em que energia cinética é igual à metade da massa vezes sua velocidade ao quadrado. Se fizermos alguns cálculos, verificaremos que a velocidade determina um aumento muito maior da energia cinética do que a massa, assim podemos concluir que haverá lesões muito maiores nos ocupantes de um veículo envolvido em um acidente de alta velocidade do que naqueles em um acidente de baixa velocidade.
Sabe-se que dois automóveis, ambos com 1500kg, colidem numa mesma barreira. O automóvel A possui uma velocidade de 20 m/s e o veículo B uma velocidade de 35 m/s. Qual veículo estará mais suscetível a sofrer uma colisão mais violenta e por quê?