Filtrar


Questões por página:
Uma linha de defesa contra os distúrbios acidobásicos e o agravamento do quadro clínico do paciente é o controle da concentração de CO2 no líquido extracelular pelos pulmões através da respiração.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O componente pulmonar inicia-se minutos após a alteração acidobásica, sendo o segundo componente na linha de defesa para variações do pH.
( ) A regulação respiratória do balanço acidobásico é um tipo fisiológico de sistema-tampão, porque é ativado rapidamente e evita que a concentração de H+ se altere muito até que a resposta mais lenta dos rins consiga eliminar a falha do balanço.
( ) Sempre que a concentração de H+ aumenta acima do normal, o sistema respiratório é estimulado e a ventilação alveolar aumenta, o que diminui a pCO2 no líquido extracelular e reduz a concentração de H+ de volta aos valores normais.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Os processos de difusão e perfusão podem ser avaliados ao medir-se a saturação de oxigênio do sangue. Entre as alternativas abaixo, é CORRETO afirmar que:
O pulmão é um órgão duplo, elástico devido a sua função, localizado no interior da caixa torácica. O direito é composto por três partes denominadas lobo superior, lobo médio e lobo inferior; já o esquerdo possui apenas dois lobos: o superior e o inferior. Em relação à anatomia e fisiologia respiratória é correto afirmar que:

Referente à fisiologia respiratória, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. A respiração é a troca de oxigênio e dióxido de carbono durante o metabolismocelular. As vias respiratórias transferem oxigênio da atmosfera para o alvéolo, onde o oxigênio é trocado por dióxido de carbono.

II. Através da membrana alvéolo-capilar, o oxigênio transfere-se para o sangue, e o dióxido de carbono transfere-se do sangue para os alvéolos.

III. O trabalho respiratório é o esforço necessário para expandir e contrair os pulmões. Na respiração saudável, a respiração do indivíduo é calma e realizada com o mínimo de esforço.

IV. Surfactante é um produto químico produzido nos pulmões que tem a função de diminuir a retração elástica dos pulmões e do tórax.

V. A atelectasia auxilia na troca normal de oxigênio e dióxido de carbono.