Questões de Concurso
Filtrar
146 Questões de concurso encontradas
Página 16 de 30
Questões por página:
I. O coração trabalha automaticamente por ação do sistema nervoso e o impulso para exercer sua atividade cardíaca origina-se nele próprio – processo conhecido como sistema de condução do coração, responsável pelas contrações espontâneas. É composto pelo nó sinusal (ou sinoatrial), situado no átrio direito próximo à desembocadura da veia cava superior - ponto de origem de todos os estímulos, sendo por isso denominado marca-passo cardíaco. II. Os estímulos por ele produzidos são transmitidos por fibras musculares ao nó atrioventricular, localizado próximo ao septo atrial. Pela musculatura ventricular, esses estímulos atingem o feixe de His e prosseguem pelas fibras de Purkinge, direita e esquerda. III. O controle automático do coração sofre influências externas como temperatura (a febre aumenta a freqüência cardíaca), alterações na concentração sérica de cálcio e potássio - que podem provocar diminuição de sua freqüência cardíaca e força de contração -, parada cardíaca e contração espástica. Daí a importância dada à dosagem no preparo de soluções e medicações que contenham esses eletrólitos.
Estão corretas:
Referente à fisiologia respiratória, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A respiração é a troca de oxigênio e dióxido de carbono durante o metabolismocelular. As vias respiratórias transferem oxigênio da atmosfera para o alvéolo, onde o oxigênio é trocado por dióxido de carbono.
II. Através da membrana alvéolo-capilar, o oxigênio transfere-se para o sangue, e o dióxido de carbono transfere-se do sangue para os alvéolos.
III. O trabalho respiratório é o esforço necessário para expandir e contrair os pulmões. Na respiração saudável, a respiração do indivíduo é calma e realizada com o mínimo de esforço.
IV. Surfactante é um produto químico produzido nos pulmões que tem a função de diminuir a retração elástica dos pulmões e do tórax.
V. A atelectasia auxilia na troca normal de oxigênio e dióxido de carbono.