Filtrar


Questões por página:
Atividades que estimulem as funções sensoriais, cognitivas e motoras da pessoa idosa são importantes para proteger o intelecto e reduzir a sua deterioração. Essas atividades possibilitam a manutenção de suas capacidades cognitivas, assegurando uma melhor qualidade de vida na velhice. Nesse sentido, a arteterapia é uma ferramenta que pode ser utilizada na promoção da saúde da pessoa idosa. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. A intervenção utilizando a Arteterapia promove positivamente um envelhecimento saudável, com redução das emoções negativas, melhora da autoestima e diminuição da ansiedade. II. A intervenção utilizando a Arteterapia permite a redução da frequência ou intensidade dos sintomas depressivos, contribuindo para o autoconhecimento, o resgate da autoestima e da confiança nos idosos. III. A intervenção utilizando a Arteterapia promove melhor aceitação do ambiente, aumento da autoestima e maior motivação para trabalho.

Assinale a alternativa correta.
Sarcopenia é a perda de massa muscular, frequentemente observada durante o processo de envelhecimento. Visando a prevenir ou reduzir a perda de massa muscular, o fisioterapeuta pode prescrever o uso do seguinte recurso terapêutico:
A fisiologia do envelhecimento se caracteriza por alterações bem definidas ao longo da idade avançada.

A respeito dessas características, analise as afirmativas a seguir.

I. No envelhecimento pode ser observado, no ligamento cruzado anterior, o aumento de enxofre e
a diminuição de cálcio, fósforo e magnésio.
II. No envelhecimento há diminuição da taxa metabólica basal e da massa muscular esquelética.
III. No envelhecimento há perda da elasticidade e redução da complacência arterial.

Assinale:
O envelhecimento está ligado ao grupo de alterações do desenvolvimento que ocorrem nos últimos anos de vida e está associado a alterações profundas na composição corporal. Essa perda relacionada à idade foi denominada "sarcopenia" que se caracteriza por:
Assinale a descrição correta do teste funcional cronometrado “Timed get up and go", amplamente usado em geriatria.