Filtrar


Questões por página:
O aumento da longevidade e da consequente proporção de idosos na população brasileira determina a preocupação a respeito de eventos incapacitantes nessa faixa etária, sendo um deles a ocorrência de quedas, que podem ter sérias consequências físicas e psicológicas, incluindo lesões, hospitalizações, restrição da atividade, declínio funcional, institucionalização e até a morte. Sobre exercícios físicos indicados para prevenção de quedas em idosos, analise as afirmativas.


I. Exercícios para treino de Endurance contínuo, na zona de treinamento acima de 85% da FC máx.

II. Atividades físicas que promovam aumento de força e tônus muscular.

III. Exercícios de equilíbrio para garantir independência funcional.

IV. Atividades físicas que promovam mobilidade e estabilidade postural.


Está correto o que se afirma em
O envelhecimento manifesta-se por declínio das funções dos diversos órgãos, que, caracteristicamente, tende a ser linear em função do tempo. Sobre fisiologia do envelhecimento, analise as afirmativas.

I. Observa-se manutenção da sensibilidade dos barorreceptores que se localizam nas paredes da croça da aorta e das artérias carótidas.
II. Aumenta a formação de colágeno, surgem ligações cruzadas na molécula e há maior resistência à ação da colagenase.
III. Ocorrem alterações nas fibras elásticas maduras, observa-se aumento na quantidade de fibras, alteração na composição de aminoácidos, fragmentação, irregularidade da forma e depósito de cálcio.
IV. Há degeneração das fibras musculares do miocárdio com atrofia, aumento dos sistemas colágeno e elástico, depósito de gordura e substâncias amiloides.

Está correto o que se afirma em
A insuficiência venosa crônica (IVC) é uma doença comum na população adulta e idosa e representa uma alteração com fisiopatologia complexa e multifatorial, sem um tratamento claro e definitivo. A prevalência da IVC tende a aumentar com a idade. Diante do exposto, são diversas as recomendações para o acompanhamento do indivíduo com esta doença. Marque a alternativa INCORRETA sobre as intervenções em pacientes idosos com IVC.
O idoso com dano neurológico decorrente de qualquer processo mórbido poderá apresentar limitação funcional como consequência de alterações nos sistemas neuromuscular, musculoesquelético ou sensorial, realizando compensações. A validade das proposições a seguir com relação ao tema.

I- Após lesão encefálica ou medular que atinja os tratos descendentes moduladores, há liberação do reflexo de estiramento, determinando aspectos característicos da flacidez e postura anormal.

II- Na maioria dos casos de lesão encefálica ou medular, a espasticidade desenvolve-se gradualmente, determinada não apenas pela extensão e pela gravidade da lesão, mas também pelas influências ambientais e pelos fatores psicológicos, tais como postura, esforço e motivação.

III- A intervenção fisioterapêutica, em casos de lesão encefálica ou medular, deverá enfatizar os componentes dos padrões de movimento comprometidos por meio da inibição da espasticidade e facilitação do movimento normal, gera uma imagem proprioceptiva normal do movimento e maior habilidade no reaprendizado do movimento seletivo.

É (são) válido (a) as proposições citadas em qual alternativa.
Vários mecanismos e fatores de risco contribuem para o desenvolvimento da sarcopenia. CORRETA: