Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir: I. No âmbito da saúde do idoso, a fisioterapia tem como objetivo geral permitir que o idoso mantenha uma boa qualidade de vida dentro das limitações que a patologia ou a idade lhe impõe. Dessa forma, espera-se que o idoso realize suas atividades cotidianas apenas com a ajuda de cuidadores e familiares. II. Para a realização do estiramento repetido através da amplitude, o terapeuta resiste a um padrão de movimento, mantendo assim todos os músculos em contração. O terapeuta dá um comando preparatório para coordenar o reflexo de estiramento com uma nova e mais forte tentativa do paciente. Ao mesmo tempo, o terapeuta alonga (estira) levemente os músculos por meio de uma resistência em excesso aplicada momentaneamente. O estiramento deve ser repetido para aumentar a força ou para redirecionar o movimento, enquanto o paciente move-se por meio da amplitude. Deve-se permitir que o paciente se mova antes que o próximo reflexo seja aplicado. É importante que o paciente não relaxe ou inverta a direção durante o estiramento. Marque a alternativa CORRETA:
“Idosos portadores de vestibulopatias são beneficiados com os exercícios específicos, tais como: exercícios posturais com movimentos de cabeça, pescoço, olhos e podendo associá-los com a marcha. Os pacientes muito acometidos começam os exercícios deitados e gradualmente progridem para sentar, em pé e por último em movimento.” De que tipo de exercícios trata-se o enunciado?
No inverno prevalecem as doenças respiratórias nos idosos e o conhecimento das alterações anatômicas e fisiológicas pulmonares no envelhecimento auxiliam no planejamento de um bom atendimento fisioterapêutico. Sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Com o envelhecimento, as cartilagens costais tornam-se enrijecidas, o que promove rigidez torácica aumentada e complacência diminuída da parede torácica. ( ) A força e a resistência da musculatura ventilatória estão diminuídas no envelhecimento e como consequência mensurável pode-se afirmar que a PI max. acompanhará essa situação. ( ) A força de tosse diminui com o envelhecimento, pois o diâmetro do gradil costal também diminui. ( ) Haverá aumento do volume de ar aprisionado em função do rearranjo e fragmentação das fibras elásticas, o que diminui o recolhimento elástico e aumenta a complacência do tecido pulmonar.
A sequência está correta em
Em 2025, a população brasileira atingirá 14% de indivíduos idosos, colocando o Brasil em sexto lugar mundialmente em número de habitantes com mais de 60 anos de idade. Na medida em que se envelhece ocorrem perdas sociais, cognitivas associadas a uma perda motora, o que pode comprometer a autonomia funcional destes idosos. Entre as maiores alterações e perdas, está a marcha do idoso. Assinale a alternativa que estiver correta sobre este tema.
Paciente, do sexo masculino,70 anos, com diagnóstico clínico de enfisema pulmonar evoluindo com quadro de exacerbação há uma semana devido à pneumonia comunitária. Deu entrada na emergência apresentando-se taquipneico, dispneico, com dessaturação progressiva em ar ambiente e depressão do nível de consciência. Foi instituído oxigenoterapia. Avalie as afirmativas abaixo:

I Na presença de acidose respiratória, o aumento da Fração Inspirada de O2 (FiO2) favorece a correção da hipercapnia do paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
II A oxigenoterapia promove aumento da difusão de Oxigênio na membrana alvéolo capilar devido ao aumento da Pressão Alveolar de Oxigênio.
III A instituição da oxigenoterapia de baixo fluxo por meio do cateter nasal teria como vantagem um controle rigoroso da FiO2, independente da ventilação alveolar do paciente.
IV Caso o paciente apresente hipercapnia, o uso de elevada FiO2 pode agravar a acidose respiratória devido à piora da relação V/Q associada à reversão da vasoconstrição hipóxica e efeito Haldane.

Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas: