Filtrar


Questões por página:

A saúde da mulher pode ser otimizada com a fisioterapia antes e após a gestação. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A diástase abdominal deve ser tratada no terceiro trimestre de gestação.

Uma paciente gestante gostaria de realizar exercícios durante a gestação. São contraindicações absolutas para a realização de exercícios, de acordo com o parecer do Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia:
A Fisioterapia na Saúde da Mulher é uma especialidade reconhecida há 13 anos pela Resolução do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) nº 372/2009, que determinou seu papel fundamental para o cuidado durante as diversas fases do ciclo de vida feminino, com início na infância e adolescência, passando pela gestação, parto, puerpério e, finalmente, acompanhando o processo de envelhecimento. A atenção à mulher é necessária devido às mudanças hormonais, sociais, físicas e emocionais pelas quais ela passa ao longo dos anos.
Nesse contexto, analise as afirmativas e assinale a INCORRETA.
As mulheres ao longo da vida passam por fases e momentos específicos, determinados por mudanças hormonais, físicas, psicológicas e sociais. Como o iniciar e concluir do ciclo menstrual e da fertilidade, a descoberta e o desenvolver da sexualidade e do próprio corpo, a gravidez e a maternidade, o amadurecimento e o envelhecimento. O fisioterapeuta pode atuar nas mais diversas fases de suas vidas, melhorando a qualidade de vida da mulher.

As principais afecções que atinjam a vida das mulheres e onde a fisioterapia consegue intervir com ótimos resultados são:

I. Incontinência urinária.
II. Disfunções sexuais.
III. Prolapso.
IV. Dores pélvicas.
V. Câncer ginecológico e câncer de mama.

Estão CORRETAS:
A Fisioterapia em Saúde da Mulher (FISM) é uma especialidade profissional da Fisioterapia, reconhecida pela resolução do COFFITO nº.372/2009, que tem como finalidade a ampla atuação fisioterapêutica ao longo do ciclo vital feminino: na infância, na gravidez, no trabalho de parto, no pós-parto, no puerpério, no climatério e na terceira idade. Esta especialidade representa um refinamento da prática do fisioterapeuta voltada às especificidades das mulheres que vão muito além das questões meramente reprodutivas, incorporando-se um olhar voltado à integralidade e consideração aos aspectos socioculturais.
Sobre a Fisioterapia em Saúde da Mulher (FISM), analise os itens a seguir:


I. A atuação do fisioterapeuta iniciou na Inglaterra como membro das equipes de obstetrícia no início do século XX. Os primeiros estudos científicos que se conhecem aconteceram na década de 40, principalmente os estudos relacionados ao assoalho pélvico feminino, aos exercícios na gestação e preparação para o parto.
II. Os estudos de Fisioterapia relacionados à oncologia mamária, iniciaram um pouco mais tarde, entre as décadas de 60 e 80.
III. O fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher durante a gravidez tem um papel importantíssimo na prevenção, no tratamento para o alívio das lombalgias e dorsalgias, síndromes de compressão nervosa, edema, dispneia, incontinência urinária, a partir de uma avaliação minuciosa e da utilização de recursos fisioterapêuticos próprios.
IV. O trabalho educativo por meio de orientações e treinamentos também é de extrema importância, visto que o fisioterapeuta trabalha a educação em saúde, que no caso de gestantes, gera resultados diretos muito positivos: promove maior conhecimento de todo processo gravídico-puerperal (reduzindo a ansiedade, visitas desnecessárias ao pronto-atendimento, os alarmes falsos de trabalho de parto, entre outros) e melhora os desfechos de parto (experiência com o parto, uso de analgesia, tempo de trabalho de parto e até mesmo, saúde do recém-nascido).

Estão CORRETOS: