Questões de Concurso
Filtrar
460 Questões de concurso encontradas
Página 42 de 92
Questões por página:
I. A obesidade é um problema que pode levar à artrose secundária. II. O músculo liso apresenta contração involuntária nos seres humanos. III. A miopatia refere-se a um transtorno/anomalia muscular.
Marque a alternativa CORRETA
A amputação é um procedimento cirúrgico bastante antigo que, consiste na retirada, na maioria das vezes cirúrgica, parcial ou total de um membro. Com o aumento da expectativa de vida, há uma prevalência maior de pessoas com doença arterial oclusiva crônica de membros inferiores e, consequentemente, um número maior de cirurgias para revascularização ou amputação do membro isquêmico. Em relação a tal contexto pode ser afirmado.
As doenças reumáticas são ainda hoje conhecidas na população pelo termo geral reumatismo, que apesar de consagrado não é correto, pois as doenças reumáticas abrangem um número elevado de patologias que possuem em comum o comprometimento do sistema musculoesquelético que podem apresentar sintomatologia e evolução diferentes. Essas doenças podem ser classificadas de acordo com os mecanismos de lesão ou sua localização preferencial e seus dados epidemiológicos são bastante variados. Analise as afirmações relacionadas ao conteúdo descritivo mínimo para encaminhamento.
I – (...) Resultado de proteína c reativa (PCR) ou velocidade de hemossedimentação (VHS/VSG), com data.
II – (...) Presença de exantema e fotossensibilidade.
III – (...) Dor lombar que persiste por mais de três meses que pode diminuir com o movimento e aumentar com o repouso.
Escolha a opção que relaciona corretamente as afirmações e os possíveis diagnósticos reumatológicos.
Morelli, R.S.S.; Travizanuto, R.E.S.. Fraturas da extremidade proximal do úmero: estudo comparativo entre dois métodos de fixação. Acta ortop. bras.18 (2) • 2010
Em relação a programas de reabilitação após fraturas no úmero proximal, analise os itens a seguir:
I O programa pode ser dividido de acordo com as fases da cicatrização do tecido ósseo, onde a mobilização do membro dependerá do tipo de fratura e tempo de reparo tecidual, mas não da técnica cirúrgica empregada.
II A fase de cicatrização fibroblástica é geralmente composta pelas três primeiras semanas pós-trauma ou pós cirurgia.
III A segunda fase do programa de reabilitação coincide com o processo de remodelação dos tecidos em cicatrização.
IV Entre a 10º e 12ª semanas, podem ser utilizados, gradualmente, exercícios concêntricos e excêntricos progressivos.
V Na terceira fase, deve-se priorizar o ganho de força, trabalhando em ângulos reduzidos e não trabalhando ainda em amplitude completa do ombro.
Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas: