Filtrar


Questões por página:
A atuação da fisioterapia na saúde coletiva se constitui em um novo modelo de atuação profissional, indo além do processo de reabilitação. A partir dessa afirmação, julgue as proposições a seguir:
I- Nesta área de atuação, o fisioterapeuta deve aproximar-se de saberes da epidemiologia e das ciências sociais com o objetivo de subsidiar a contextualização da realidade histórico-social na determinação do risco das doenças.
II- A fisioterapia na saúde coletiva concentra sua atuação quase que exclusivamente no controle de danos, seja buscando a cura de determinadas doenças que interferem na capacidade funcional, seja desenvolvendo a capacidade residual funcional de indivíduos que sofreram lesões.
III- O fisioterapeuta que atua na saúde coletiva deve interatuar não só com profissionais da área de saúde, mas também com profissionais de outras áreas do saber, como sociólogos, historiadores, engenheiros, entre outros.
É CORRETO o que se afirma em
Considerando o assunto sobre diástase do músculo reto abdominal, avalie as proposições que se seguem:
I- Casos moderados de diástase do músculo reto abdominal podem progredir para herniação das vísceras abdominais através da separação da linha alba.
II- Uma diástase pode ser observada em mulheres muito depois de seus anos reprodutivos, e também em homens.
III- A diástase pode ocorrer acima, abaixo ou no nível do umbigo, mas parece ser mais comum abaixo do umbigo.
IV- A condição de diástase pode produzir dor lombar, possivelmente como resultado da diminuição na habilidade da musculatura abdominal de estabilizar a pelve e a coluna lombar.
É CORRETO o que se afirma em
A lesão medular (LM) é uma das formas mais graves entre as síndromes incapacitantes, constituindo-se em um verdadeiro desafio à reabilitação, e essa dificuldade decorre da importância da medula espinhal. Avalie as proposições que se seguem sobre a LM:
I- A etiologia da LM é ampla, incluindo acidentes de trânsito, quedas, ferimentos por armas, tumores, trombose, espondilose, siringomielia, etc.
II- Na LM, instalada a lesão, o paciente passa por três etapas bem definidas: a fase de choque medular, o retorno da atividade medular reflexa e a fase de ajustamento.
III- A bexiga neurogênica autônoma, condição que pode estar presente na LM, é caracterizada por uma lesão do neurônio motor superior.
IV- As deformidades mais frequentes e limitantes na LM nos membros superiores são a extensão do cotovelo, supinação de antebraço e hiperextensão do punho, enquanto que nos membros inferiores tem-se a flexo-abdução de quadris, flexão de joelhos e pés equinos.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
A osteoporose é uma doença silenciosa e progressiva, tendo como primeiro sinal, em geral, a ocorrência de fraturas, quando a doença já está instalada. O acompanhamento fisioterapêutico e as orientações educativas fazem parte da programação terapêutica do paciente, especialmente do acometido idoso. Seguindo-se essa afirmação, avalie as proposições que se seguem:
I- O programa de reabilitação é destinado a aumentar a flexibilidade e o equilíbrio; o fortalecimento deve ajudar a prevenir a osteosarcopenia e quedas.
II- A utilização da técnica de pressão anterior vertebral, usada na manipulação vertebral, é bastante segura tanto para avaliar como tratar o idoso com osteoporose.
III- O retardo da reparação óssea e das fixações internas após uma fratura é um evento pouco comum nestes pacientes. Isso pode estar associado aos efeitos secundários à medicação e devem ser informados ao médico.
Está CORRETO o que se afirma em
Os testes para patologias musculares e tendinosas são de suma importância na avaliação funcional do quadril e, quando realizados de forma apropriada, auxiliam na determinação do diagnóstico. Alguns deles são: