Filtrar


Questões por página:
A síndrome que acomete crianças, na faixa etária de 9 a 16 anos de idade, provocando ruptura da lâmina epifisal da tuberosidade da tíbia, causando inflamação e dor recorrente, denomina-se:

No que se refere ao desenvolvimento neuropsicomotor infantil, considere as afirmativas a seguir:


I – Até os 3 (três) meses de idade, o bebê se senta sozinho, mantendo-se estável sem apoio.

II – Entre 2 (dois) e 3 (três) anos de idade, a criança é capaz de dizer seu próprio nome e nomear objetos.

III – Entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) meses, o bebê começa a engatinhar.

A síndrome da angústia respiratória neonatal é causada pela ausência de surfactante no pulmão imaturo. O surfactante aparece entre 24 e 35 semanas de gestação. Na ausência desse surfactante, a tensão superficial dos pequenos alvéolos é demasiadamente alta. Isso ocorre devido à grande alteração fisiológica no sistema respiratório do recém-nascido prematuro. As afirmativas a seguir descrevem algumas das possíveis alterações fisiológicas dessa condição clínica, avalie-as e marque a que explica adequadamente o quadro de síndrome da angústia respiratória neonatal.

Julgue o item a seguir.


O estágio inicial é a fase dos movimentos fundamentais caracterizada como mecanicamente eficiente, coordenada e de execução controlada. Tipicamente, as crianças têm potencial de desenvolvimento para estar no estágio inicial perto dos 5 ou 6 anos, na maioria das habilidades fundamentais.

A equipe de intervenção precoce à criança é composta por vários profissionais. Todo acompanhamento de intervenção precoce ao bebê tem um coordenador principal do atendimento. A função desse coordenador é