Filtrar


Questões por página:
Algumas escalas de avaliação funcional específicas para pacientes com sequela neurológica podem auxiliar na avaliação, bem como na evolução do paciente e na resposta à terapia motora. Dentre elas, a escala de Rankin modificada é uma escala de uso comum para avaliar o grau de incapacidade ou dependência nas atividades quotidianas de pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral ou outras causas de incapacidade neurológica. Sobre a escala de Rankin modificada, assinale a alternativa CORRETA.
Doença de caráter autoimune que acomete primordialmente a mielina da porção proximal dos nervos periféricos de forma aguda/subaguda. A maioria dos pacientes percebe inicialmente a doença pela sensação de parestesias nas extremidades distais dos membros inferiores e, em seguida, superiores. A fraqueza progressiva é o sinal mais perceptível ao paciente, ocorrendo geralmente nesta ordem: membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço. A intensidade pode variar desde fraqueza leve, até ocorrência de tetraplegia completa. Assinale a alternativa que apresenta a doença à qual o enunciado se refere:
Menor R.M.L., sexo masculino,6 anos, acompanhado pela mãe, compareceu ao Ambulatório de Fisioterapia para avaliação. Mãe relata dificuldade para andar, correr e pular desde os 4 anos. Submetido à avaliação fisioterapêutica, evidenciou fraqueza muscular, contratura do tendão de Aquiles e dos ligamentos iliotibiais, postura lordótica, marcha anserina com sinal de Gower. Essas alterações caracterizam
O cérebro do idoso apresenta alterações significativas nas funções fisiológicas. Paciente com 84 anos, apresenta placas senis, emaranhados neurofibrilares, perda neuronal no hipocampo e córtex cerebral em situação difusa, com características clínicas de alterações da memória tempo-espacial, falsos reconhecimentos e alterações simbólicas, apraxia, agnosia espacial, afasia, somatognosia e comprometimento geral das funções cerebrais. Essas alterações caracterizam
Algumas doenças neurológicas apresentam sinais e sintomas como distúrbio da consciência, cefaleia, tontura, vertigens e movimentos involuntários como a convulsão. Sobre este sinal clínico, é correto afirmar: