Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa correta com relação as alterações na relação ventilação e perfusão do sistema respiratório.
Criança com 10 meses, RN pré-termo, PIG, Capurro: 28 semanas, Apgar: 5 e 5, com necessidade de uso de ventilação mecânica (Doença da Membrana Hialina - DMH Grau III) e surfactante com menos de 24 horas de vida. Evoluiu com tempo prolongado de internação neonatal. Diagnóstico clínico na alta hospitalar: Atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, retinopatia da prematuridade, osteopenia da prematuridade, displasia broncopulmonar com uso de oxigenoterapia domiciliar. Com relação ao caso clínico acima, assinale a alternativa correta.
Infecção respiratória aguda nas vias aéreas de pequeno calibre (bronquíolos), através de um processo inflamatório agudo, levando a um quadro respiratório do tipo obstrutivo com graus variáveis de intensidade, diagnosticada em crianças de até dois anos de idade. Maior gravidade antes dos seis meses de vida e prematuros. Principal fator etiológico é Vírus sincicial respiratório (VSR). Com relação a atuação da fisioterapia na patologia descrita acima, assinale a alternativa correta.
Analise a afirmativa abaixo.

Surfactante é uma substância produzida por uma célula pulmonar chamada de ______. Ele é produzido a partir da ______ semana de gestação. A composição química do surfactante é de 90% lipídica, sendo a fosfatidilcolina o elemento mais presente e uma porção proteica (10%) representada pelas proteínas SP-A, SP-B, SP-C e SP-D. A lei de ______ explica a ausência do surfactante no alvéolo, ______ a tensão superficial alveolar e da força de retração elástica, levando ao ______ alveolar.


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Assinale a alternativa correta com relação as características da insuficiência respiratória do tipo I.