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A exemplo de “sincronia” (sem acento,3° parágrafo), “decepções” (grafado com “ç”,4° parágrafo) e “excesso” (grafado com “ex”,5° parágrafo), estão corretamente escritos, em conformidade com a ortografia oficial, os termos:
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Considerando o sistema ortográfico oficial e as relações entre sons, letras, pronúncia e grafia, assinale a alternativa correta.
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Analise as afirmações a respeito de fonemas e letras de palavras retiradas do texto, assinalando V, se verdadeiro, ou F, se falso.
( ) Nos vocábulos ambiente e sustentabilidade, a diferença entre o número de fonemas e letras, em ambos os casos, se dá em virtude da ocorrência de dígrafos vocálicos. ( ) Na forma verbal conhecemos, há menos fonemas que letras face à ocorrência de um dígrafo vocálico (-on) e uma dígrafo consonantal (-nh). ( ) Na palavra qualquer, denota-se a ocorrência de dois dígrafos, representados por qu, que interferem na relação número de letras e de fonemas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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Considere as assertivas abaixo sobre acentuação gráfica, letras e fonemas.

I. As palavras ‘irá’ (l.01) e ‘até’ (l.04) são acentuadas em virtude da mesma regra, e nenhuma delas possui mais letras do que fonemas.
II. Tanto em ‘países’ (l.05) quanto em ‘país’ (l.21), ocorre ditongo; e, em ambas, o número de letras difere do número de fonemas.
III. ‘vários’ (l.05) e ‘funcionário’ (l.32) continuariam a ser palavras da língua portuguesa caso o acento fosse retirado.

Quais estão incorretas?
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Assinale C ou E, conforme estejam certas ou erradas as seguintes afirmativas sobre a relação entre fonemas de palavras do texto e suas respectivas grafias.

( ) Em rezar (linha 01), exemplo (linha 14) e brasileiros (linha 17), as letras sublinhadas representam, em todas, o mesmo fonema.

( ) Tanto em pessoais (linha 02) como em dinheiro (linha 19), há um fonema representado por duas letras.

( ) Tanto em mantra (linha 02) como em hora (linha 09), há uma letra que não representa nenhum fonema.

Qual é a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo?