Filtrar


Questões por página:
A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é considerada um problema de saúde pública, multifatorial, caracterizando-se por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total da via aérea superior (VAS) durante o sono. A atuação fonoaudiológica poderá contribuir no tratamento dos casos mais leves que tenham a flacidez da musculatura orofaríngea como etiologia. Podemos encontrar a SAOS preferencialmente na seguinte população:
A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) tem por finalidade a identificação o mais precocemente possível da deficiência auditiva nos neonatos e lactentes.
Sobre a Triagem Auditiva Neonatal, é correto afirmar que, EXCETO:
A intervenção fonoaudiológica no prematuro está vinculada às estimulações do sistema nervoso, principalmente por meio da função e da provocação dos reflexos, pois nos mesmos há repostas de nervos e músculos específicos. O par craniano responsável pelo reflexo de mordida é o:
Na atuação fonoaudiológica na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, independente do uso da dieta, alguns sinais importantes devem ser observados e avaliados durante a estimulação, como:
Qualquer agressão de ordem traumática que acarrete comprometimento anatômico e/ou funcional do couro cabeludo, do crânio, das meninges, do encéfalo ou dos seus vasos. O enunciado se refere