Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A energia geotérmica ou geotermal é proveniente do calor existente no exterior da crosta terrestre e existe desde que o planeta foi criado. Essa fonte alternativa de energia apenas é possível pois a Terra retêm calor devido à camada de Ozônio, gás que constitui as rochas derretidas.
mostrar texto associado
Em relação aos aspectos da costa Brasileira, podemos afirmar que, no Brasil, diversos ecossistemas presentes nos cerca de 10.800 km de nosso litoral têm sua sobrevivência ameaçada em razão da ocupação desordenada, da poluição, do desmatamento, entre outros problemas. As praias, ambientes bem conhecidos pela população, constituem depósitos de areais acumuladas pelos agentes de transporte fluvial ou marinho, que apresentam largura variável em razão da maré. Elas estão frequentemente associadas a outros ecossistemas costeiros, tais como estuários, deltas, restingas, mangues, dunas, rios e lameiros intertidais.
Segundo Martinelli (2003), as representações qualitativas em mapas são empregadas para mostrar a presença, a localização e a extensão das ocorrências dos fenômenos que se diferenciam pela sua natureza e tipo, podendo ser classificadas por critérios estabelecidos pelas ciências que estudam tais fenômenos. O autor dá como exemplo desse tipo de representação o mapa
O homem utiliza no seu cotidiano recursos naturais para a sua alimentação, produção de bens e de energia, sem os quais seria muito difícil a sua sobrevivência no planeta.
Assinale a alternativa que indica um recurso natural não renovável.
A estrutura da energia elétrica tem forte correlação com o espaço produtivo. A difusão desta energia leva à construção de sistemas técnicos independentes para atender às necessidades locais e regionais. Sobre a estrutura da energia elétrica brasileira, analise as afirmativas a seguir.

I. A lógica de desenvolvimento do sistema elétrico é fortemente marcada pela justificativa da ocupação e da urbanização do território nacional pelo processo de industrialização e das novas técnicas de geração.

II. Para o atendimento das necessidades elétricas das diferentes regiões do país é irrelevante a integração do sistema de forma regional e nacional. Não há necessidade de determinadas linhas se comunicarem, por meio de interfaces e subestações, com grandes sistemas nacionais.

III. Na região Norte e no Mato Grosso, tem-se o mais completo sistema de subestações e a maior densidade de linhas de alta tensão, comandando os sistemas de conexões e unificação do sistema elétrico. Na região Sudeste, tem-se alguns sistemas isolados, que são abastecidos, geralmente, por pequenas hidrelétricas.

IV. Há uma forte demanda de energia elétrica no Sudeste e Sul do país, devido à sua industrialização acelerada. Atualmente, a energia hidrelétrica corresponde a uma grande parcela do consumo nacional.

Está correto o que se afirma em