Filtrar


Questões por página:
Um satélite geoestacionário se encontra a uma altura de H do centro da Terra e, nessas condições, sofre uma força gravitacional F. Devido a uma correção em sua órbita, o satélite passa para uma altura H/2. Nessa altura, a nova força gravitacional sofrida pelo satélite, em função de F, é de:
No dia 4 de outubro de 2021, Pedro olhou para o oeste às 18h e viu a lua completamente iluminada no horizonte. Assim, ela se trata da lua
O movimento orbital da Terra em torno do Sol é um movimento circular de raio ct, em que c é a velocidade da luz e t o tempo para a luz ir do Sol a Terra. Período de movimento translação T, a constante da Gravitação Universal é G, a raiz quadrada do produto entre a massa do Sol e a constante de Gravitação Universal é:
Duas mulheres, uma com massa igual a 50 kg e a outra com massa 60 kg, estão separadas por uma distância de 5 metros. Qual é a força de atração gravitacional entre essas duas mulheres?
(Adote G = 6,67 x 10-11 N.m2/Kg2 )
Um estudante, quando aprendeu a Lei da Gravitação Universal, ao saber que o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputinik 1, lançado em 1957, tinha o tamanho de uma bola de basquete, resolveu estimar sua velocidade orbital, supondo sua órbita circular.
Para isto pesquisou na internet e obteve os valores da massa e do raio da Terra, da massa do Sputinik 1 e da altitude em que se encontrava e da constante de gravitação universal.
Ao fazer os cálculos verificou que era desnecessário saber o valor