Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Biblioteconomia

Assunto:

Formação e Desenvolvimento de Acervos e Coleções

Questões por página:
As opções a seguir apresentam etapas ou fases do processo de desenvolvimento de coleções, à exceção de uma. Assinale-a.
As opções a seguir firmam alguns aspectos da tomada de decisão na seleção para aquisição de um título de periódico, à exceção de uma. Assinale-a.
Considerando a dinâmica das atividades de planejamento, organização, formação e desenvolvimento de coleções, analise as afirmativas a seguir. I. O bibliotecário deve analisar as estatísticas anuais de uso de periódicos correntes, impressos e eletrônicos, para a tomada de decisão quanto à renovação de assinaturas. II. A aquisição compartilhada de materiais informacionais é uma opção pouco eficaz, diante da escassez de recursos financeiros disponíveis para atender a todas as demandas. III. Um diagnóstico sobre o estado atual da coleção e das necessidades informacionais verificadas é imprescindível para a elaboração de uma política de desenvolvimento. Está correto o que se afirma em

No processo de aquisição de materiais de informação para a biblioteca, pode-se afirmar que:


l. O processo de aquisição constitui uma atividade que pode ser executada por qualquer pessoa que atua na biblioteca, por ser uma tarefa simples que dispensa a sistematização, a objetividade e a elaboração e uso do manual de aquisição.

Il. A aquisição consiste em um trabalho minucioso do bibliotecário que envolve a identificação, a localização dos itens e a obtenção para o acervo.

lIl. As modalidades de aquisição de materiais da biblioteca envolvem os processos de compra, de doação e de permuta.

IV. No processo de compra de material bibliográfico, a Lei nº 8.666/1993 toma inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, devendo apresentar comprovação de exclusividade.


Quais estão corretas?

A medida que deve ser priorizada para o controle e a proteção do acervo bibliográfico, de modo a dar condições ao bibliotecário de prestar contas sobre a quantidade do que foi adquirido, além de informações sobre a proveniência das coleções, é denominada