Filtrar


Questões por página:

Considere a tabela de um banco de dados relacional

R( A, B, C, D )

onde os atributos A e B, separadamente, são identificadores. Nesse caso, o processo de normalização da tabela R requer que, entre outras, seja preservada a dependência funcional:

mostrar texto associado
Um relacionamento na segunda forma normal (2FN) está embasado no conceito de dependência transitiva; consequentemente, um esquema de relação R estará na 2FN se todo atributo não chave tiver relação com todos os atributos que compõem a chave primária.
Julgue o item subsequente, relativo a projetos de bancos de dados.

Durante a normalização de tabelas, devem ser priorizadas as decomposições sem perdas que levam a projeções independentes.
Uma Forma Normal (FN) é uma regra que deve ser obedecida por uma tabela para ser considerada bem projetada. As descrições a seguir são de tabelas em Formas Normais.

I. A tabela não contém dependências transitivas, ou seja, as colunas que não sejam chave primária não dependem funcionalmente de outras colunas ou combinação de colunas que não sejam chave primária.

II. A tabela não contém dependências parciais, ou seja, cada coluna não chave depende da chave primária completa e não apenas de parte dela.

Os itens I e II descrevem, respectivamente, regras referentes à

Considere a tabela de um banco de dados relacional, sendo ID a chave primária, Nome do tipo caractere e Fone do tipo inteiro.



Essa tabela NÃO está na primeira forma normal porque