Filtrar


Questões por página:
Acerca do tema da redação oficial, o Manual de Redação da Presidência da República ensina que:
Um mesmo ofício que é enviado por mais de um órgão e se destina também a mais de um órgão receptor denomina-se:
mostrar texto associado

Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão oficio.

Os documentos do Padrão Oficio devem obedecerá seguinte forma de apresentação, exceto:

mostrar texto associado
O uso da palavra anexos está de acordo com a norma padrão escrita por ser um adjetivo e, nesse caso, deve sempre concordar com o substantivo. A saudação final Att. é inadequada já que não se trata da abreviatura de “Atenciosamente”, mas sim a abreviatura de outra palavra que não pertence à Língua Portuguesa, cujo significado é aos cuidados de.
Questão Anulada
mostrar texto associado
O memorando está de acordo com as normas do padrão ofício, que estabelecem, entre outros requisitos, a numeração dos parágrafos do documento.