Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O fitocromo e outros fotorreceptores controlam vários processos morfogenéticos nas plantas, tais como a germinação de sementes, o desenvolvimento da plântula, a escolha ativa de insetos para compartilhamento de pólen e a formação de novas flores e sementes.

II. O fitocromo é o fotorreceptor mais importante nas plantas vasculares. Alguns efeitos da luz vermelha são mediados pelo fitocromo, porém, a sua fotoconversão pela luz azul (ou ultravioleta) é de 50 a 100 vezes mais efetiva que a luz vermelha.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O criptocromo é um dos fotorreceptores que controlam as respostas fotomorfogenéticas em plantas. Esse pigmento que absorve a luz vermelha (UV–A,320 a 400 nm) é importante em criptógamas.

II. O fotorreceptor de UV–B é um dos fotorreceptores que parecem controlar as respostas fotomorfogenéticas em plantas. Eles são compostos que absorvem radiação infravermelha na faixa de 280 a 320 nm.


Marque a alternativa CORRETA:

Plantas C4 e CAM têm em comum a fixação do dióxido de carbono em compostos orgânicos intermediários – por exemplo, malato – e a posterior descarboxilação, para fornecimento do carbono que seguirá no ciclo de Calvin. No entanto, nas plantas CAM a fixação inicial de carbono:
Os movimentos estomáticos de abertura ocorrem:
“Ao passar pela cadeia transportadora, esses elétrons liberam energia que vai ser utilizada para realizar a passagem prótons (H+ ) através das membranas tilacóides, passando do estroma do cloroplasto para o interior do tilacóide ou lúmem. A alta concentração de H+ acumulados no interior dos tilacóides cria uma pressão para a sua saída. A forma que esses íons encontram para sair é através de um complexo enzimático transmembrana chamado de sintetase de ATP. Esse complexo funciona como um motor molecular, que gira com a passagem de H+, unindo moléculas de ADP com fosfatos (Pi) para a produção de ATP”. Escolha a alternativa que determina, respectivamente, qual ser vivo pode realizar o fenômeno descrito e uma função correta do ATP: