Filtrar


Questões por página:
A doença de Graves e tireoidite de Hashimoto são doenças autoimunes que atingem a tireoide. Laboratorialmente, essas duas doenças caracterizam-se, respectivamente, pela alteração nos seguintes exames laboratoriais:
As determinações da glicose são críticas para o diagnóstico e monitoramento de doenças que afetam o metabolismo dos carboidratos.
Sobre esse assunto, NÃO é correto afirmar:
A importância do cálcio para o organismo humano é indiscutível, uma vez que ele atua na formação de ossos e dentes, regula a coagulação e participa das funções neuromusculares. Sobre a regulação do cálcio no organismo, assinale a alternativa correta.
Homem de 35 anos, paciente diabético e hipertenso, frequenta o ambulatório de endocrinologia e cardiologia de sua cidade com o intuito de realizar exames de rotina e controle de suas doenças. No entanto, ele não é um paciente que tem dieta regrada como deveria, mas é esperto e tenta rotineiramente burlar seus exames com a realização de regime alguns dias antes da coleta. Seu endocrinologista, porém, tem notado sua perspicácia e, na última consulta, solicitou um exame de Hemoglobina Glicada (Hb1Ac) com o intuito de saber se o paciente tem abusado da alimentação durante o período entre consultas. Por que o endocrinologista solicitou o exame de Hb1Ac?
O hipertireoidismo é uma doença que apresenta diversas etiologias, com quadro clínico variável dependendo da idade, dos níveis dos hormônios tireoidianos e do tempo entre o início dos sintomas e o início da terapia. Está associado ao aumento da mortalidade tanto na forma aguda (crise tireotóxica) como na sua apresentação subclínica. A causa mais comum dohipertireoidismo é a doença de Graves que tem o diagnóstico confirmadopela presença de: