Filtrar


Questões por página:
Em um estudo sobre o crescimento populacional de uma espécie de peixes em um lago, foi utilizado um modelo matemático baseado em uma função logarítmica para descrever o aumento da população ao longo do tempo. A função utilizada é P(t) = k ∗ log(t + 1), onde P(t) representa o número de peixes no lago após t semanas, k é uma constante que reflete a taxa de crescimento populacional, e t é o tempo, em semanas, desde o início da observação. Durante a pesquisa, constatou-se que após 7 semanas, o lago abrigava 896 peixes. Com base nesses dados, determine o valor da constante k que regula o crescimento populacional da espécie e calcule o número aproximado de peixes no lago ao final de 15 semanas.
Um grupo de cientistas está estudando o crescimento populacional de uma determinada espécie de inseto em uma região específica. Eles observaram que o crescimento populacional dos insetos segue um padrão logarítmico, e desejam modelar essa situação para prever a população futura e planejar estratégias de controle, se necessário.
Os cientistas coletaram dados ao longo de vários anos e descobriram que o número de insetos, N, em uma determinada época t, pode ser representada pela função logarítmica N(t) = 200000 ∙ log(t + 52)+ 500000, onde t representa o tempo em meses.
Considerando a função logarítmica apresentada, o número de insetos na população, quando t = 4 anos, será de
Uma função logarítmica que possui base igual a 2, é

Observe parte do gráfico da função com Imagem associada para resolução da questão com a a > 0.


Imagem associada para resolução da questão


Se g(x) = f(x) - 3, então g -1 (-3) é igual a

Dadas as funções f(x) = 2x e g(x) = logx/2 o valor de (f o g) (5) é: