Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas abaixo sobre o ensino colaborativo na educação.


1. Este ensino parte de uma parceria entre os professores de educação regular e os de educação especial.


2. O ensino colaborativo possibilita a adoção de um método único de avaliação.


3. A formação contínua e o desenvolvimento dos professores é essencial para o ensino colaborativo.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de avaliação utilizados nos processos de ensino‐aprendizagem, julgue o próximo item.


A concepção formativa da avaliação considera os erros e acertos do aluno como ponto de partida para uma investigação docente, que orienta a ação pedagógica.

Os processos avaliativos fazem parte da atuação do professor em sala de aula. Segundo Russell e Airasian (2014) “A avaliação é o processo de coletar, sintetizar e interpretar informações que ajudam na tomada de decisões. A avaliação é uma parte contínua da vida na sala de aula”.


RUSSELL, M.k; AIRASIAN, P. W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações.7. ed. Penso: Porto Alegre,2014 (p.12).


Com base no excerto acima, relacionado à temática de avaliação da aprendizagem, marque a alternativa CORRETA.

A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação escolar cumpre pelo menos três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorre a instrumentos de verificação do rendimento escolar. Considerando as três funções da avaliação apresentadas, assinale a alternativa CORRETA.
A avaliação é um processo complexo, que abrange diferentes aspectos e dimensões da educação escolar, cada qual com suas especificidades: avaliam-se alunos, professores, equipes técnicas, currículos, disciplinas e programas, escolas, redes de ensino de municípios, estados, regiões e países. Diante disso, quando o objetivo da avaliação é: detectar o que foi aprendido pelo aluno para verificar se este poderá continuar o estudo ou se é necessário voltar ao ponto onde foi detectada a defasagem da aprendizagem ajustando os processos de ensino para que todos possam aprender, dandolhes, também, um feedback após cada percurso de aprendizagem, a avaliação é caracterizada como: