Filtrar


Questões por página:
“Deve-se estar atento ao fato de que, ao responder às questões, os educandos estarão, mais uma vez, praticando exercícios sobre o conteúdo, o que implica o refinamento do conhecimento ou da habilidade que estiver em pauta” (LUCKESI,2011, p.364).

Considerando o texto, analise as proposições sobre a elaboração de questões para a avaliação da aprendizagem:

I- Deve apresentar níveis diferenciados de dificuldade dentro de um mesmo conteúdo, de tal forma que o estudante possa revelar que aprendeu desde os componentes mais simples até o mais complexo desse conteúdo.
II- Deve servir-se de perspectivas metodológicas distintas ao adotado no ensino dos conteúdos.
III- Deve cobrir todos os conteúdos essenciais trabalhados no ensino.

Sobre os instrumentos de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem, é CORRETO o que se afirma em:
“Proibir a repetência é um suicídio total, uma demagogia de baixíssimo nível, incompatível com a tentativa do Brasil de sair do Terceiro Mundo. E se depois de oito anos descobrirem que o aluno é analfabeto, o que vão fazer? Matar o aluno para não comprometer a modernidade do país? Me parece que é isso que está sendo proposto!” (Jornal O Globo,01/12/91, p.18).

Considerando o contexto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I- As notas e das provas funcionam como redes de segurança em termos de controle exercido pelos professores sobre seus alunos, das escolas e dos pais sobre os professores, do sistema sobre suas escolas.
PORQUE
II- O controle não garante o ensino de qualidade, apenas reforçando a ideia de que o aluno aprende sob a égide do medo.

Sobre as asserções, assinale a opção CORRETA:

“A avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho” (LUCKESI apud LIBÂNEO,2013, p.217). De acordo com essa afirmativa, selecione a alternativa CORRETA quanto às tarefas de avaliação no processo de ensino:
A avaliação, enquanto reflexão crítica sobre a realidade deveria ajudar a descobrir as necessidades do trabalho educativo, perceber os verdadeiros problemas para resolvê-los. Diz-se que a avaliação é feita para mudar. Avalia-se tanto, investe-se tanto tempo com provas e notas, e, no entanto, as coisas não mudam.Por que a avaliação não está ajudando a mudar as necessidades do trabalho educativo no que se refere ao processo de ensino aprendizagem?
I- Equívoco do referencial da avaliação (Referente): O referencial assumido pelo avaliador é decisivo, pois tudo influencia: o objeto a ser avaliado, o conteúdo (confecção do instrumento), a forma (aplicação) e o juízo. II- Equívoco no Objeto de aplicação (Referido): É pratica comum avaliar-se apenas o estudante, o que significa um foco equivocado no objeto da avaliação, dado que impossibilita a percepção do problema na sua totalidade. III- Equívoco na articulação da Avaliação: Busca-se mudar a avaliação de maneira isolada, sem articulá-la com a mudança da metodologia de trabalho em sala de aula.
É CORRETO o que se afirma em:
A avaliação da aprendizagem apresenta reflexões constantes nos ambientes educacionais. A avaliação aparece em vários marcos legais, os quais recomendam acerca da procedência de todos os envolvidos nesse processo, prezando pela qualidade do Ensino e aprendizagem. No art.13 da Lei de Diretrizes e Bases entre as responsabilidades dos docentes principalmente nos itens III a V, que preconizam que os professores incumbir-se-ão de: III - zelar pela aprendizagem dos alunos; IV- estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. Quanto ao processo de avaliação é CORRETO afirmar que: