Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

No trecho do Texto II, a palavra destacada em “E foi tanta a imensidão do mar, e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.” (l.7-9), introduz uma oração com o sentido de consequência.

Na seguinte frase, a palavra em destaque cumpre o mesmo papel:

mostrar texto associado
Acerca dos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Na linha 3, o elemento “que” tem a função de restringir o sentido das expressões que o antecedem, a saber, “ideias” e “discussões”
mostrar texto associado
O conector que classifica-se diferentemente do que se destaca em “coisas que você deve fazer” (l 1-2) em:
mostrar texto associado
Nos trechos abaixo, a expressão destacada pode ser substituída pela que vem ao lado, sem alteração do sentido e de acordo com a norma-padrão em:
mostrar texto associado
“...que olhava cada coisa à sua volta...” (L.1-2)

“...que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu escritório.” (L.19-20)

Quanto às classes de palavras, os elementos destacados nas passagens acima são, respectivamente: