Filtrar


Questões por página:
Durante o processo de elaboração de um projeto de fundações para uma edificação do Tribunal Regional do Trabalho, o Analista Judiciário do TRT, especialidade Engenharia Civil, deve levar em consideração os preceitos da mecânica dos solos para adequadamente quantificar em projeto a resistência do solo do local no qual será construída a edificação. Em relação às propriedades das partículas sólidas dos solos e aos seus índices, físicos, é correto afirmar que
De acordo com as solicitações às quais é submetida, uma fundação pode sofrer deslocamentos verticais, horizontais e rotacionais. Tais deslocamentos dependem do solo e da estrutura, ou seja, resultam da interação solo-estrutura. Para que se evite chegar ao colapso da estrutura devido ao surgimento de esforços para os quais ela não foi dimensionada, consideram-se os limites de deslocamentos. Quanto a tais limites, assinale a alternativa que apresenta a definição correta.

Uma sapata quadrada recebe de um pilar de 30 x 30 cm uma carga de 1.800 kN.


Sabendo-se que a taxa admissível no solo é igual a 0,3 Mpa e que o concreto terá um fck de 20 Mpa, o valor mínimo do lado da sapata será:

Sobre o tema execução de fundações, assinale a afirmativa INCORRETA.

Estado-limite é o estado para além do qual a estrutura deixa de satisfazer as funções para que foi projetada. Dado que o estado-limite último – ELU de uma fundação está associado ao colapso parcial ou total da obra, considere as sentenças a seguir.


I. Perda de estabilidade global é um estado-limite último.

II. Ruptura por esgotamento da capacidade de carga do terreno é um estado-limite último.

III. Ruptura por deslizamento (fundações superficiais) é um estado-limite último.

IV. Ruptura estrutural em decorrência de movimentos da fundação é um estado-limite último.

V. Arranchamento ou insuficiência de resistência por tração é um estado-limite último.


Assinale a alternativa CORRETA.