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Para suprir com mantimentos uma comunidade isolada pelas chuvas locais, um avião do exército sobrevoa horizontalmente a região com velocidade constante de 180 km/h. A certa altura do solo, a equipe de oficiais a bordo lança, pela parte traseira do avião e por meio de uma calha horizontal, uma caixa com alimentos. A caixa é lançada, em relação ao solo, com velocidade igual a 6 m/s, na mesma direção, porém em sentido oposto ao do deslocamento do avião. Considerando desprezível a resistência do ar, a caixa descreverá uma trajetória

Utilizado pelo exército, o jeep é um utilitário ágil, de fácil dirigibilidade e capaz de acessar terrenos íngremes, acidentados, com lama ou com outras dificuldades.

Considere o deslocamento de um desses jeeps, de massa igual a 1060 kg, transportando dois militares sobre uma superfície plana e horizontal.


O gráfico ilustra o comportamento da energia cinética do sistema (jeep + militares) em função do quadrado de sua velocidade.


Se os dois militares possuem a mesma massa, conclui-se que cada militar tem, em kg, massa igual a

Um sistema amplamente utilizado para determinar a velocidade de veículos – muitas vezes, chamado erroneamente de “radar” – possui dois sensores constituídos por laços de fios condutores embutidos no asfalto. Cada um dos laços corresponde a uma bobina. Quando o veículo passa pelo primeiro laço, a indutância da bobina é alterada e é detectada a passagem do veículo por essa bobina. Nesse momento, é acionada a contagem de tempo, que é interrompida quando da passagem do veículo pela segunda bobina.
Com base nesse sistema, considere a seguinte situação: em uma determinada via, cuja velocidade limite é 60 km/h, a distância entre as bobinas é de 3,0 m. Ao passar um veículo por esse “radar”, foi registrado um intervalo de tempo de passagem entre as duas bobinas de 200 ms. Assinale a alternativa que apresenta a velocidade determinada pelo sistema quando da passagem do veículo.

Um sistema amplamente utilizado para determinar a velocidade de veículos – muitas vezes, chamado erroneamente de “radar" – possui dois sensores constituídos por laços de fios condutores embutidos no asfalto. Cada um dos laços corresponde a uma bobina. Quando o veículo passa pelo primeiro laço, a indutância da bobina é alterada e é detectada a passagem do veículo por essa bobina. Nesse momento, é acionada a contagem de tempo, que é interrompida quando da passagem do veículo pela segunda bobina.

Com base nesse sistema, considere a seguinte situação: em uma determinada via, cuja velocidade limite é 60 km/h, a distância entre as bobinas é de 3,0 m. Ao passar um veículo por esse “radar", foi registrado um intervalo de tempo de passagem entre as duas bobinas de 200 ms. Assinale a alternativa que apresenta a velocidade determinada pelo sistema quando da passagem do veículo.

Um veículo parte do repouso e, após 30 minutos, o motorista registra que foi percorrida uma distância de 30 km. A partir dos dados analise as seguintes afirmativas.


I. A velocidade média do veículo foi de 60 km/h.


II. Para percorrer a distância de 30 km, é necessário imprimir uma velocidade superior à velocidade média do veículo em alguns trechos do trajeto.


III. Durante o trajeto o veículo manteve a aceleração constante.


Com base nelas, assinale a alternativa correta.