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Em relação a memória, oralidade e cotidiano no ensino de história, julgue o próximo item.
Diferentemente do que ocorre com documentos escritos, imagens ou objetos históricos, é prescindível o cotejo da memória com outros testemunhos históricos, já que ela é resultado de experiências psíquicas e individuais que revelam a complexidade dos comportamentos humanos.
Em relação a memória, oralidade e cotidiano no ensino de história, julgue o próximo item.
Por ser heterogênea e imperfeita, a memória seleciona, elimina, exagera, minimiza, glorifica e modela uma versão dos fatos.
Em relação a memória, oralidade e cotidiano no ensino de história, julgue o próximo item.
A influência da antropologia na história ensejou a inclusão de temáticas como a história do cotidiano, a história regional, a história dos marginalizados, a história dos vencidos, entre outras.
Em relação a memória, oralidade e cotidiano no ensino de história, julgue o próximo item.
A credibilidade da história oral foi reforçada com o advento da concepção da história positivista no século XIX.
A respeito das concepções do pensamento histórico, da dinâmica historiográfica e de sua influência no ensino da história, julgue o item a seguir.
Na perspectiva marxista, a vida espiritual (metafísica e religiões) constitui a base real ou efetiva da história humana.