Filtrar


Questões por página:
Leia o caso a seguir.
Um médico do trabalho de um hospital atende uma Técnica de Enfermagem do Trabalho (TET), que se acidentou com material perfurocortante durante um procedimento com paciente portador do HIV. O médico do trabalho, dentre outras medidas, orienta imediatamente que a TET se submeta ao teste Anti-HIV.
O objetivo primário do teste Anti-HIV, nesse momento, é
Os riscos de câncer de pele, mesotelioma de pleura, câncer hepático e leucemia estão relacionados, respectivamente, com as seguintes exposições ocupacionais:
Leia o caso clínico a seguir.
Paciente com antecedente de exercer atividades laborais por aproximadamente 06 (seis) anos em montagem e manutenção de aparelhos de pressão, alguns meses após a demissão apresentou queixas de tontura, alteração de memória, tensão, irritabilidade, tremores, insônia (dorme cerca de 3 horas/dia), cansaço, salivação, sangramento gengival, diminuição de acuidade visual, cefaleia e dificuldade nos estudos para concluir um curso técnico.
Considerando a ocupação e os sintomas do paciente, a conduta clínica correta é de que

Sobre acidente de trabalho, é CORRETO afirmar:


I- O colaborador acidentado não terá direito ao benefício de auxílio previdenciário se seu tempo de contribuição for inferior a 12 meses.

II- O trabalhador acidentado poderá requerer o auxílio acidente caso tenha ficado com alguma sequela permanente e que gere prejuízos em seu desenvolvimento profissional.

III- O trabalhador acidentado poderá dar entrada em seu auxílio previdenciário mesmo que não tenha atingido 12 meses de contribuição.

IV- O trabalhador acidentado receberá os primeiros 15 dias de seu afastamento pelo empregador e, a partir do 16º, o INSS ficará responsável pelo pagamento de sua remuneração.

V- A empresa terá um prazo de 30 dias para realizar o Comunicado de Acidente de trabalho ocorrido com o trabalhador junto ao eSocial.


Assinale a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Cabe ao trabalhador prevaricar as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador.


II. Cabe ao empregador informar aos trabalhadores sobre os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho com o objetivo de depreciar as condições de saúde e segurança dos colaboradores.


III. Cabe ao empregador obstar o acompanhamento e a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho por parte dos representantes dos trabalhadores.


Marque a alternativa CORRETA: