Filtrar


Questões por página:

O neuroeixo se organiza em vários níveis de integração reflexa, sendo eles: o nível espinhal, onde se encontram os reflexos medulares, o nível tronco encefálico, onde estão os circuitos dos reflexos tônicos e o nível mesencefálico, onde se integram as reações de retificação ou endireitamento. Esses reflexos tendem a se integrar dentro do primeiro ano de desenvolvimento. O atraso nesta integração, a não integração, ou ainda o reaparecimento desses reflexos após uma lesão central, podem influenciar no comportamento motor. Sobre os reflexos tônicos, avalie as proposições a seguir:


I- O Reflexo Tônico Cervical Assimétrico é uma resposta evocada pelos proprioceptores dos músculos do pescoço, por um movimento ativo ou passivo de extensão ou flexão da cabeça. A extensão da cabeça produz aumento da hipertonia extensora nos membros superiores e hipertonia flexora nos membros inferiores. A flexão da cabeça produz efeito oposto.


II- O Reflexo Tônico Cervical Simétrico é uma resposta proprioceptiva, obtida dos músculos e articulações do pescoço. Ao rodar a cabeça para um lado, haverá aumento da hipertonia extensora no lado para qual, a cabeça foi girada (o lado facial) e da hipertonia flexora no lado oposto (lado occipital).


III- O Reflexo Tônico Labiríntico (RTL) é um reflexo anormal, evocado por mudanças na posição da cabeça no espaço, que estimulam os órgãos otolíticos do sistema vestibular. Na posição supina o paciente apresenta hipertonia extensora máxima e em prono, hipertonia flexora.


IV- O Reflexo Positivo de Suporte é uma reação após um estímulo exteroceptivo da pele dos artelhos e do antepé, muitas vezes, provocado quando estes tocam o chão. Segue-se um estímulo proprioceptivo, devido ao estiramento dos músculos interósseos do pé causado pela pressão sobre o antepé. O tônus extensor em todo o membro é aumentado, transformando-o em um rígido pilar de co-contração para sustentação do peso.


É CORRETO o que se afirma em:

Os instrumentos de biofeedback são projetados para se monitorar um evento fisiológico, quantificar este monitoramento e interpretar as informações, contribuindo significativamente no tratamento fisioterapêutico. Considerando-se este contexto, avalie as proposições a seguir:


I- Na prática clínica, o biofeedback pode ser utilizado para auxiliar o paciente a desenvolver um controle voluntário maior em termos de relaxamento neuromuscular.


II- Os instrumentos de biofeedback medem temperatura da pele periférica, fototransmissão do dedo, atividade de condutância subcutânea e atividade eletromiográfica.


III- As contraindicações para o uso do biofeedback incluem relaxamento psicológico, redução da dor e qualquer condição musculoesquelética, que uma contração muscular possa exacerbar.


É CORRETO o que se afirma em:

Trata-se de eixo que se estende horizontalmente na direção anteroposterior do corpo humano, permitindo que ocorram os movimentos de abdução e adução na articulação glenoumeral:
A ausência do reflexo tendinoso profundo do extensor curto dos dedos do pé é indicativo de radiculopatia de:
Durante exame físico, solicitamos ao paciente que mantivesse os antebraços na vertical e flexionasse os punhos ao máximo por um período estimado de 60 segundos. Após esse período, ele percebeu um formigamento na distribuição cutânea do nervo mediano. Esse teste é conhecido como: