Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada

Supondo a verdade das seguintes proposições:

Se Antônio é parlamentar então ele tem gabinete. Antônio tem carro ou ele é professor.

Se Antônio é professor, então ele expressa-se com clareza. Antônio não tem gabinete. Se Antônio tem carro, então ele é parlamentar.

 

Deduzimos a verdade da alternativa:

Considere os conetivos lógicos representados por: conjunção (∧), disjunção(∨), negação (¬) e condicional (→) e as fórmulas proposicionais abaixo. Sendo P, Q e R proposições simples.

 

A: ¬ (P∧Q) ∧R→¬P∨R

B: ¬ (P→Q) → (¬ P→¬ Q)

 

De acordo com a interpretação das fórmulas proposicionais acima e suas tabelas-verdade:

A tabela-verdade da fórmula (P→¬(QVR)) é equivalente à tabela-verdade da fórmula da alternativa:
Uma expressão consiste numa informação que não cabe julgar se é falsa ou verdadeira. As sentenças são orações com sujeito (o termo a respeito do qual se declara algo) e predicado (o que se declara sobre o sujeito). No caso de uma sentença é possível o julgamento sobre o que está sendo nela declarado, como sendo falso ou verdadeiro. Nesta relação há sentenças e expressões.
1. Três mais quatorze é menor que dezessete.2. Salvador é capital do Estado da Bahia.3. O cantor de rock.4. A idade de Jesus.5. A quinta parte de um número.6. O triplo de 15 é maior que 44.
É CORRETO afirmar que, nessa relação, são sentenças apenas os itens de números
Os valores lógicos das proposições A, B e são respectivamente falso, falso. A proposição C apresenta valor lógico desconhecido, ou seja, pode ser uma proposição falsa ou verdadeira. Considere que os conectivos lógicos NÃO, E, OU e CONDICIONAL sejam representados por ¬, ^, ? e ? respectivamente.
Imagem associada para resolução da questão

Portanto, pode-se afirmar que os valores lógicos X, Y e Z nessa tabela são respectivamente