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Considere que determinado jovem está realizando uma análise de um texto formado por premissas e conclusões, o qual alterna entre texto propriamente dito e conectivos lógicos através de suas simbolizações. No último parágrafo do texto apareciam os três seguintes conectivos:

Q15.png (306×67)

Qual das alternativas apresenta, respectivamente, o que eles indicam?
Durante uma reunião, o diretor de uma escola explica que, se os professores participarem ativamente das capacitações que são ofertadas pela instituição, então eles terão um desempenho significativamente melhor nas avaliações dos alunos. A partir da explicação do diretor, qual deve ser a proposição lógica que representa a ideia do diretor?

Julgue o próximo item, relacionado à lógica proposicional, considerando os símbolos lógicos comuns e as letras maiúsculas como representativas de proposições simples.


Se as primeiras três colunas da tabela-verdade referente à proposição lógica (P → R) ˄ Q são iguais às apresentadas na tabela seguinte, em que F e V correspondem, respectivamente, aos valores falso lógico e verdadeiro lógico, então a última coluna dessa tabela-verdade tem valores V ou F, tomados de cima para baixo, na seguinte sequência: V, F, F, F, V, V, F, F.


Imagem associada para resolução da questão

Julgue o próximo item, relacionado à lógica proposicional, considerando os símbolos lógicos comuns e as letras maiúsculas como representativas de proposições simples.


A proposição lógica a seguir é uma tautologia. ~ (Q → P) ˅ [(~B) ˅ (~C)] ↔ ~[(B ˄ C) ˄ (Q → P)]

À luz da lógica sentencial, julgue o item seguinte, acerca da proposição P: “Se o investigador não cumprir o procedimento ou identificar o suspeito errado, o juiz anulará a prova e soltará o acusado.”.


Considere que o investigador cumpra o procedimento e identifique corretamente o suspeito. Nesse caso, presumindo-se verdadeira a proposição P, é correto afirmar que o juiz não anulará a prova nem soltará o acusado.