Filtrar


Questões por página:
No Brasil, a primeira escola de serviço social surgiu em São Paulo, nos anos 1930, para a formação de profissionais
A doutrina desenvolvimentista, difundida por todo o território latino-americano depois da Segunda Guerra Mundial (1945) como agenda de controle político-econômico dos Estados Unidos da América (EUA), fomentou a estruturação de um método de intervenção no serviço social estadunidense — o serviço social de comunidade —, que foi introduzido na realidade brasileira a partir da década de 1950. O referido serviço social de comunidade tinha como base ações que visavam
Em relação à constituição da profissão de serviço social no Brasil, a partir do processo dialético de contextualização histórica, social e cultural desde o seu surgimento na realidade brasileira, assinale a opção correta.
O serviço social de caso, surgido nos EUA, a partir do processo de teorização e estruturação técnico-operativa iniciado por Mary Richmond, tinha como objetivo promover a inserção do indivíduo ao meio social, em uma perspectiva de
O processo de legitimidade e aquisição do estatuto profissional do Serviço Social se expressa na sua condição de assalariamento e intervenção de seus agentes na realidade social. Tal dinâmica coloca para a profissão a necessidade de ampliar seus referenciais técnicos e adere ao positivismo. Esse processo é conhecido como