Filtrar


Questões por página:
No contexto da gênese da profissão no Brasil, na década de 1930, a formação profissional dos primeiros assistentes sociais foi tributária da influência do humanismo cristão e do neotomismo. Assinale a alternativa que apresenta uma formação profissional com forte influência da doutrina social da Igreja Católica e do modelo formativo.
A fragmentação imposta pelas derrotas políticas dos anos 60 e 70 impediu a continuação do intento à articulação e ao aprofundamento do vínculo latino-americano no Serviço Social. Esse novo atual contexto, de maior visibilidade das urgências sociais e de expansão de lutas sociais diversas na região, possibilita uma retomada deste ____________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Na América Latina na década de 1960, o Serviço Social desencadeou um amplo movimento de renovação profissional e sua principal característica era:

A questão social, objeto de intervenção do Serviço Social, é um conceito amplo relacionado às desigualdades sociais geradas pelos modelos sócio-econômicos capitalista. Considerando a Questão Social no Brasil, identifique abaixo as proposições corretas:

I. É um elemento central na relação entre profissão e realidade, pois evidencia a questão da divisão da sociedade em classes, em que a apropriação da riqueza socialmente gerada é extremamente desigual.

II. Traz como resultantes a pobreza e a exclusão social que permeiam a vida das classes subalternas na sociedade e com as quais o serviço social se defronta na sua prática cotidiana.

III. Tem sido tratada de forma politizada, com programas que possibilitam o acesso aos bens, serviços e recursos sociais, geridos principalmente pelo terceiro setor.

Estão corretas as afirmativas:

Nos primórdios da institucionalização do Serviço Social como profissão no Brasil, o esquema de percepção, comportamento e desempenho dos profissionais girou em torno da: