Filtrar


Questões por página:
O Movimento de Reconceituação configura-se, no campo teórico-prático, como o “esforço para a superação do Serviço Social tradicional” e, no campo político:
O processo de renovação do Serviço Social brasileiro, deixa transparecer três vertentes (Perspectiva Modernizadora, a Reatualização do Conservadorismo e a Intenção de Ruptura) que representam modificações para o Serviço Social. Vertentes completamente diversas, mas que compuseram um processo gradual até a construção de Serviço Social defendida hoje pela categoria profissional. Sobre a perspectiva Modernizadora, assinale a alternativa correta.
Os primeiros países formadores de Assistentes Sociais latino-americanos são o Chile, o Brasil e o Peru, respectivamente em 1925,1936 e 1937. Nesse período, a especificidade do Serviço Social brasileiro e latinoamericano se deve, principalmente, a:
Falar sobre os Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social é lembrar que a origem do Serviço Social na Europa e nos Estados Unidos se institui como uma peça elementar e necessária à burguesia, que se atrela ao Estado e à Igreja Católica na busca de legitimar a ordem social burguesa, bem como, de encobrir as contradições e:
Ao estudarmos os Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social, lembramos que a questão social é o objeto da intervenção profissional do Assistente Social. A expressão “questão social” surge para dar conta do fenômeno mais evidente da história da Europa Ocidental, que experimentava os impactos da primeira onda industrializante, iniciada na Inglaterra, no último quartel do século XVIII: tratava-se do fenômeno do pauperismo. Sobre a questão social, analise as afirmativas.
I - A designação desse pauperismo pela expressão “questão social”, relaciona-se diretamente aos seus desdobramentos sócio políticos;
II - O conhecimento rigoroso do “processo de produção do capital”, Marx, pode esclarecer com precisão a dinâmica da “questão social”, consistente em um complexo problemático muito amplo, irredutível à sua manifestação imediata, do pauperismo;
III – A partir da segunda metade do século XIX, a expressão “questão social” deixa de ser usada indistintamente por críticos sociais de diferenciados lugares do espectro ideopolítico ela desliza lenta, mas nitidamente, para o vocabulário próprio do pensamento conservador.
Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa correspondente.