Filtrar


Questões por página:

Faleiros (1997, p.13-17) analisou o desenvolvimento histórico do objeto de intervenção do Assistente Social no Brasil desde a década de 30 até finais dos anos 90 do século XX. Isso posto, julgue os itens abaixo avaliando quais deles apresentam correspondência ao pensamento do autor.

I. Os Assistentes Sociais formados na década de 30 tinham como objeto de sua intervenção qualificar a população trabalhadora para contrapor-se ao Estado.

II. Em meados da década de 30 pressupunha-se que os profissionais formados nas escolas recém-fundadas fossem atuar na mudança de comportamento das famílias e das pessoas.

III. Dentre os aspectos trabalhados pelos Assistentes Sociais, quando do surgimento do Serviço Social enquanto profissão no Brasil, destacam-se as orientações para que os atendidos melhorassem suas condições quanto à higiene, à moram e à sua inserção na ordem social.

IV. No contexto da ditadura militar observamos um rompimento do Serviço Social com os ideais do Estado brasileiro.

Estão de acordo com as argumentações de Faleiros (1997, p.13-17) os itens:

Dentre os diversos teóricos que estudam o surgimento do Serviço Social no Brasil enquanto profissão, destacamos a abordagem de Netto (2001, p.74-75). Segundo o autor a profissionalização do Serviço Social no Brasil está relacionada a determinados fenômenos, dentre os quais podemos destacar os que estão citados nas alternativas:

I. A profissionalização do Serviço Social tem sua base nas modalidades através das quais o Estado burguês se enfrenta com a “questão social”.

II. O mercado de trabalho do Assistente Social, quando surge, não estabelece relação com a execução das políticas sociais.

III. O objeto de intervenção do Assistente Social, desde seu surgimento como profissão, é a elaboração da política social.

IV. É a ordem monopólica que cria e funda a profissionalidade do Serviço Social.

Estão corretas as alternativas:

No que concerne aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, julgue o item subsecutivo.

O pensamento de origem marxista permeava o universo profissional dos assistentes sociais antes do movimento de reconceitualização do serviço social.

Acerca da dimensão técnico-operativa do serviço social, julgue o item que se segue.

De acordo com a concepção de estudo de caso de Mary Richmond, deve-se iniciar o diagnóstico social do necessitado a partir de uma entrevista em que o profissional de serviço social colete informações para realizar a avaliação denominada juízo final.

O Serviço Social, enquanto profissão inscrita na divisão sócio técnica do trabalho, sofreu modificações ao longo de sua história. Ao adotar a perspectiva crítica apoia-se