Filtrar


Questões por página:
Duriguetto e Marro (2016) afirmam que: “[...] é a partir do final dos anos de 1970 e no decorrer da década de 1980 que, no cenário nacional, a relação do Serviço Social com as organizações, movimentos e projetos societários dos trabalhadores se substantiva de forma mais orgânica, possibilitada por determinações socioconjunturais e teóricopoliticas”, das quais podemos destacar:
Analise as afirmativas, e assinale a alternativa que corresponde as corretas.
I. A reinserção da classe operária no cenário politico nacional na segunda metade dos anos 1970, o que repôs a dinâmica política da luta de classe a partir do universo fabril e catalisou as demandas econômico-socias dos movimentos sociais, também emergentes neste período. II. A recorrência à teoria marxiana e à tradição marxista, superando a remissão a manuais simplificados do marxismo por meio de uma crítica voltada para a superação dos influxos teóricos mecanicistas, economicistas e, em termos políticos, o combate às posturas voluntaristas, basistas e messiânicas. III. A consolidação acadêmica e político-organizativa da profissão.
Sobre a perspectiva de intenção de ruptura explicada na obra “Ditadura e Serviço Social” (2010), de José Paulo Netto, julgue os itens a seguir e marque a alternativa correta:
Segundo Trindade (2001), nos diversos projetos profissionais do Serviço Social, podemos encontrar diferentes concepções de profissão, que passam por distintas compreensões acerca do objeto profissional, de seus objetivos, bem como sobre seu instrumental técnico-operativo. Assinale a alternativa correta em relação aos diferentes tratamentos conferidos ao instrumental técnico-operativo do Serviço Social em sua trajetória histórica.
Analisando a emergência do Serviço Social como profissão, Netto (2011) afirmou que, não obstante existir uma relação de continuidade entre o Serviço Social profissional e as práticas filantrópicas e assistenciais anteriores, é uma relação de ruptura que se instaura como decisiva para o surgimento do Serviço Social como profissão em relação a suas protoformas. O que caracteriza, para Netto, essa relação de ruptura a partir da qual emerge o Serviço Social profissional?
Situando o Serviço Social no âmbito da reprodução das relações sociais, Iamamoto e Carvalho (1982) afirmam que a profissão “responde tanto a demandas do capital como do trabalho e só pode fortalecer um ou outro polo pela mediação de seu oposto”. Essa afirmação expressa um entendimento sobre o exercício profissional de modo a