Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
As principais mediações profissionais do assistente social são as políticas sociais, ainda que não solucionem totalmente as expressões da questão social.
mostrar texto associado
O serviço social brasileiro, que sofreu a influência da doutrina social católica, ao entrar em contato com a matriz positivista, reafirma o pensamento conservador, mediatizado pelas ciências sociais.
mostrar texto associado
O movimento de reconceituação, cuja principal característica é a hegemonia das ideias marxistas, questionou a realização de práticas de orientação funcionalista e fenomenológica do serviço social tradicional.
Ao abordar o Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais, parte-se da compreensão de que o significado social da profissão é desvendado por meio de sua inserção na sociedade. Nessa linha, é correto afirmar:
Em referência à trajetória histórica da Política de Saúde e do Serviço Social no Brasil, considere as assertivas abaixo:

I. Embora a formação profissional tenha se pautado, desde o seu início, em disciplinas relacionadas à saúde, essa não foi a área que mais concentrou profissionais até meados da década de 40.

II. O projeto da Reforma Sanitária, instituído como bandeira para a política pública desde 1986, vem apresentando como demandas para os assistentes sociais: a prática educativa com intervenção normativa no modo de vida da população usuária, plantão, triagem ou seleção, encaminhamento, concessão de benefícios e orientação previdenciária.

III. Os assistentes sociais só foram absorvidos nos Centros de Saúde na década de 70.

IV. O trabalho profissional do assistente social na área da saúde orientou-se pela vertente modernizadora até o final da década de 70.

Está correto o que consta em