Filtrar


Questões por página:
Em 2022, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicaram um aumento expressivo da pobreza no Brasil, resultado de múltiplos fatores sociais e econômicos. Qual das alternativas a seguir explica adequadamente uma das causas desse aumento?
O governo de um país enfrenta um cenário de alta inflação e decide adotar uma política econômica para conter o aumento dos preços. Suponha que o Banco Central aumente a taxa de juros nominal e reduza a oferta de moeda. Com base nesse cenário, analise as afirmativas.

I. O aumento da taxa de juros reduz o investimento e o consumo, o que tende a desacelerar a economia.
II. A redução da oferta monetária desloca a curva LM para a esquerda no modelo IS-LM, o que pode levar à contração do produto de equilíbrio no curto prazo.
III. No longo prazo, essa política tende a aumentar o nível de desemprego, pois a redução do consumo e do investimento pode diminuir a demanda agregada.
IV. Essa política pode levar a um aumento da taxa de câmbio (valorização da moeda nacional), tornando as exportações menos competitivas.

Estão corretas as afirmativas
Operadores do mercado financeiro de um país emergente observam que as taxas de juros dos títulos de curto prazo do governo estão mais altas do que as taxas de juros dos mesmos títulos de prazos mais longos.
Esse fenômeno indica que
Considerando as políticas fiscal e monetária, bem como seus instrumentos e mecanismos de atuação, julgue o seguinte item.

O seguro-desemprego é uma espécie de estabilizador automático, instrumento de política fiscal que visa reduzir as flutuações da atividade econômica.

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

Os _____________ são aqueles que a empresa não tem controle, ou seja, são causados por influência de algum fato, sejam eles, econômico, políticos, ou outro que venha deturpar o ambiente externo. As pessoas desenvolvem um sentido sobre o ambiente pela leitura de jornais, revistas, pela internet, ouvindo notícias, entre outros. Se o ambiente parece estar se deteriorando, os consumidores tendem a cortar gastos e se tornam mais conservadores e seus hábitos de compras. Inversamente, quando as condições melhoram, as pessoas tendem a pôr a mão no bolso.