Questões de Concurso
Filtrar
797 Questões de concurso encontradas
Página 122 de 160
Questões por página:
Sobre a doença ulcerosa péptica, julgue cada item a seguir como Verdadeiro (V) ou Falso (F).
1. ( ) A maioria das úlceras pépticas que sangram está situada na parede anterior do bulbo duodenal, enquanto que a maioria das úlceras que perfuram encontra-se na parede posterior.
2. ( ) Os principais fatores de risco para doença ulcerosa péptica são a infecção pelo Helicobacter pylori e o uso de anti-inflamatórios não esteroidais.
3. ( ) As úlceras gástricas são mais prevalentes que as úlceras duodenais.
4. ( ) As úlceras gástricas devem sempre ser investigadas para câncer através de biópsia.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Julgue cada item a seguir como Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre as doenças intestinais inflamatórias idiopáticas.
1. ( ) A Retocolite Ulcerativa é uma doença intestinal caracterizada pelo surgimento de lesões inflamatórias que ascendem de maneira uniforme (homogênea) pela mucosa do cólon. Se a doença for de longa duração pode ocorrer displasia epitelial, que tem forte associação com o desenvolvimento de neoplasia maligna do cólon.
2. ( ) A Doença de Crohn pode acometer qualquer parte do tubo digestivo, desde a boca até o ânus. As alterações patológicas inflamatórias são tipicamente transmurais nesta patologia.
3. ( ) A presença do anticorpo anti-Saccharomyces cerevisiae (ASCA) positivo e o anticorpo anticitoplasma de neutrófilo (p-ANCA) negativo sugere o diagnóstico de Doença de Crohn.
4. ( ) A Retocolite Ulcerativa geralmente se inicia com a formação das úlceras aftoides que podem evoluir com extensão lateral de forma linear ou aprofundamento através de camadas da parede intestinal, resultando em fístulas para o mesentério e órgãos vizinhos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Um paciente, de sessenta e cinco anos de idade, em uso de sinvastatina e ácido acetil salicílico, para a prevenção de eventos cardiovasculares, realizou uma endoscopia digestiva alta (EDA), devido a uma investigação de anemia. O paciente não apresentava sinais que indicavam perda de peso, hematoquezia ou melena, mas a EDA revelou gastrite do antro erosiva leve e um pólipo gástrico de 1,4 cm. Realizou-se biópsia sem a excisão completa do pólipo gástrico. O resultado da biópsia mostrou gastrite sem evidências de Helicobacter pylori e um adenoma tubular com baixo grau de displasia.
Nesse caso clínico, o médico deve