Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A pacientes com cirrose hepática descompensada decorrente de complicação da hepatite B é indicado o uso de interferon peguilado e a verificação, a cada doze semanas, da função hepática e da quantificação do HBV-DNA.
mostrar texto associado
As diarreias não inflamatórias, comumente causadas pelas bactérias enteroinvasivas, são caracterizadas por evacuações de pequeno volume, com muco, pus e, ocasionalmente, sangue, podendo estar associadas a febre, dor abdominal intensa e tenesmo. Na maioria das vezes, o tratamento desse tipo de diarreia consiste em antibioticoterapia e terapia de suporte.
mostrar texto associado
A síndrome de Budd-Chiari, que tem como principal causa a trombose da veia hepática, expressa-se clinicamente pelo aparecimento insidioso de dor no abdome superior, hepatomegalia e ascite.
mostrar texto associado
A litíase biliar representa a principal causa de pancreatite crônica, cujas manifestações clínicas mais comuns são episódios de dor epigástrica e no quadrante superior esquerdo, perda de peso e diarreia.
A dispepsia, um problema atual comum e universal, é caracterizada por sintomas relacionados ao aparelho digestório alto. É manifestação de diferentes doenças, mas principalmente das doenças pépticas, ou seja, das doenças determinadas pela disfunção cloridropéptica: a doença de refluxo gastresofágico, a úlcera péptica gastroduodenal e a dispepsia funcional. O reconhecimento dos chamados sinais de alarme, que denotam gravidade em doença orgânica, indica a endoscopia como abordagem. Entre esses sinais, não se inclui: