Filtrar


Questões por página:
Existem algumas situações clínicas e afecções que determinam aumento de risco para o desenvolvimento de cálculos na vesícula biliar, como as abaixo, EXCETO:
Em pacientes com dispepsia de instalação recente recomenda-se a realização de endoscopia digestiva alta se apresentar sinais considerados significativos, ou de alarme, como os abaixo, EXCETO:

Homem,27 anos, queixa-se de diarreia crônica há 1 ano, com mais de 10 evacuações ao dia, sem produtos patológicos, associada a sintomas dispépticos de empachamento, distensão abdominal e flatulência excessiva. Refere, ainda, perda de 1 kg nesse período. O exame físico não evidencia maiores alterações, exceto por discreta distensão de alças intestinais, com o abdome indolor à palpação e DB negativo. Exames complementares: anemia ferropriva; deficiência de Vit B12; imunoglobulinas normais; PPF negativo (3 amostras); pesquisa de gordura fecal SUDAN III positiva; endoscopia digestiva alta com aspecto atrófico em segunda porção duodenal; colonoscopia normal.


Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.

Homem,36 anos, previamente hígido e sem antecedentes conhecidos de hepatopatia crônica, procura atendimento médico com queixa de febre e aumento acentuado do volume abdominal. Ao exame físico, constata-se a presença de ascite volumosa. Realizada paracentese diagnóstica, e a análise bioquímica do líquido ascítico mostra: 548 leucócitos, com 89% de linfócitos; proteínas totais = 6,5 mg/dL; gradiente de albumina soro/ascite (GASA) igual a 0,5.


Assinale a alternativa que apresenta o cenário com maior probabilidade de ser encontrado.

Homem,55 anos, é portador de cirrose hepática e se apresenta com edema progressivo e ascite volumosa. Faz uso de espironolactona 100 mg/dia. Traz os seguintes exames laboratoriais: potássio sérico = 4,6 mEq/L; creatinina sérica = 0,72 mg/dL; exame de urina mostra concentração de sódio urinário = 40 mmol/L e concentração urinária de creatinina = 100 mg/dL.


Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais apropriada à situação clínica atual desse paciente.