Filtrar


Questões por página:

Paciente internado no CTI com pancreatite aguda apresenta piora do quadro e necessita de instalação de aminas vasopressoras. Solicitada uma tomografia abdominal do paciente, a imagem é a seguinte: 

A conduta a ser seguida é:

Considere os resultados a seguir:

I. glicemia acima de 200mg/dL;
II. amilase acima de 150U/L;
III. nível de cálcio sérico menor que 8mg/dL.

É(são) critério(s) de Ranson para prognóstico em pancreatite aguda durante a admissão:

A respeito do tratamento do sangramento gastrointestinal, avalie as afirmativas a seguir:

I. Infusão de octreotide é adjuvante à terapia endoscópica para sangramento por varizes esofageanas.
II. Inibidores de bomba de próton em infusão contínua após dose de ataque são inferiores aos antagonistas de receptores H2 na redução de ressangramento após terapia endoscópica.
III. Ligadura das varizes é a terapia de escolha para varizes de esôfago sangrantes.

Assinale:

Um jovem de vinte e dois anos de idade procurou atendimento médico, relatando que, 12 horas antes do atendimento, começou a sentir dor abdominal, inicialmente na região periumbilical, que migrou para o quadrante inferior direito do abdome; apresentou, ainda, anorexia, náuseas e um episódio de vômito. O exame clínico mostrou paciente ansioso, com pressão arterial de 120 mmHg × 80 mmHg, FC de 85 bpm e temperatura axilar de 37,9 ºC. Seu abdome estava levemente distendido, doloroso à palpação do quadrante inferior direito, com presença dos sinais de McBurney e de Rovsing. Sem outras alterações no exame segmentar. Seu hemograma evidenciou 18.000 leucócitos/mm3, com neutrofilia e desvio à esquerda. O paciente foi submetido a tomografia computadorizada do abdome, com contraste intravenoso, que revelou apêndice com diâmetro de 8 mm, com parede espessa de 3 mm e apendicolito.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue o seguinte item.

A principal hipótese diagnóstica, nesse caso, é de apendicite aguda.
mostrar texto associado
Devido à etiologia do sangramento digestivo, o uso de octreotida não é considerado de primeira escolha, mas esse medicamento pode ser usado como tratamento auxiliar, pois atua reduzindo significativamente o fluxo sanguíneo esplâncnico e a pressão portal. Esse medicamento é mais efetivo no controle inicial de sangramento associado a hipertensão portal.