Filtrar


Questões por página:
Leandro,50 anos, está internado há 3 dias devido a um quadro de pancreatite aguda. Vem evoluindo bem desde então, com controle da dor e início de aceitação dietética. Na busca pela etiologia que levou ao quadro, a equipe médica do hospital solicitou a realização de uma ultrassonografia de abdome, que não apresentou alterações que justificassem o quadro. Leandro relata ser hipertenso e diabético controlado por medicamentos e, além disso, alega nunca ter ingerido bebida alcoólica. A opção que descreve a correta avaliação do caso é:
São previstas complicações diante da realização de endoscopias, por isso, o médico endoscopista deverá ter a capacidade de diagnosticá-las, bem como conduzir tais intercorrências associadas ao procedimento realizado.

Sobre as complicações relacionadas aos exames endoscópicos, pode-se afirmar que a/uma:
Álvaro,60 anos, chegou ao pronto socorro relatando dor intensa na região da fossa ilíaca esquerda e febre de 38ºC de início há 3 dias. Relata já ter sentido essa mesma dor há cerca de 2 meses, porém com melhora espontânea. Foi solicitada uma tomografia computadorizada de abdome, que revelou um espessamento da parede em sigmoide, bem como a presença de um abscesso que se estende até a região pélvica. Estabelecido, então, o diagnóstico de diverticulite aguda, de acordo com a classificação de Hinchey, a doença pode ser classificada como:
A cápsula endoscópica é um método diagnóstico de grande valia para patologias intestinais, sendo cada vez mais empregada no contexto médico. Sobre o uso da cápsula endoscópica, podese afirmar que:
Considerado a anormalidade congênita mais comum no trato gastrointestinal, o divertículo de Meckel está associado à hemorragia digestiva baixa e obstrução, principalmente no período da infância. Às vezes, também pode ser completamente assintomático e, além disso: