Filtrar


Questões por página:
Paciente deu entrada na emergência, com orifício de entrada penetrante do abdômen por FAF (ferimento por arma de fogo), apresentando retropneumoperitônio ao “Raio-X” simples de abdômen; no toque retal apresentou crepitação. O quadro sugere lesão de:
Homem de 40 anos realizou ultrassonografia abdominal que mostrou imagem isoecogênica de 4 cm em lobo hepático direito. Para melhor esclarecimento da lesão, o seu médico assistente solicitou uma tomografia computadorizada dinâmica que confirmou a presença de lesão homogênea, com captação arterial rápida de contraste, além de perda também rápida da captação na fase venosa. Notava-se, ainda, cicatriz central hipodensa, contendo artéria que dava origem a múltiplos ramos contrastados (aspecto de roda-de-carruagem). A principal hipótese diagnóstica é:
O tratamento da obesidade vem sendo tema de calorosos debates no meio médico e na imprensa. Aponte o fármaco que tem seu mecanismo de ação com base na inibição das lipases do trato gastrointestinal.
Homem de 60 anos, tabagista pesado, etilista de 5 doses de cachaça por dia, apresenta disfagia progressiva. Nega história de doença do refluxo gastroesofágico ou esofagite. Realizada endoscopia digestiva alta que evidenciou lesão estenosante na transição entre os terços superior e médio do esôfago. Submetido à biopsia da lesão. O tipo histológicomais provável é:
mostrar texto associado
O tratamento mais efetivo nesse caso é representado pela realização de procedimento de derivação portossistêmica intra-hepática transjugular.