Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considere que, no exame físico de um paciente com diagnóstico de pancreatite aguda, tenha sido verificada a presença de manchas equimóticas nos flancos. Nesse caso, esse achado, denominado sinal de Grey-Turner, e essa manifestação clínica refletem a ocorrência de hemorragia intra-abdominal e correlacionam-se com mau prognóstico.
Paciente vem apresentando diarreia com eliminação de grande quantidade de fezes aquosas (> 1 litro/hora), sem febre e que não altera com a alimentação ou jejum. Exame de fezes não identifica leucócitos ou sangue. Assinale a seguir a alternativa que pode ser a causa dessa diarreia.
Na colecistite aguda, as bactérias predominantemente envolvidas são

A pancreatite aguda é, na maioria dos casos, uma doença inflamatória, autolimitada e que se resolve com medidas clínicas. É uma doença associada ou determinada por problemas congênitos, hereditários e adquiridos, ou por agentes de natureza química, traumática e infecto-parasitária e, embora comporte diversos mecanismos etiopatogênicos, o evento final é a ativação das enzimas pancreáticas no interior das células acinares. As principais causas de pancreatite aguda em nosso meio são

A conduta clínica mais efetiva nos casos de gastroenterite por rotavírus, para o tratamento e a profilaxia da desidratação, é o(a)