Filtrar


Questões por página:
Um paciente de cinquenta e dois anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de dor epigástrica, de forte intensidade, que persistia havia quatro horas, com irradiação para região dorsal esquerda, acompanhada de náuseas e vômitos. O paciente apresentou história de dislipidemia e obesidade. Ao exame físico, apresentou-se normocorado, anictérico, com temperatura de 36,8 ºC, frequência cardíaca de 132 bpm, pressão arterial de 114 mmHg × 82 mmHg, com murmúrio vesicular diminuído em base pulmonar esquerda, com sibilos discretos e abdome globoso, em avental, doloroso à palpação no andar superior, principalmente no epigástrio, com ruídos hidroaéreos presentes. Ao exame físico, o paciente não apresentou outras alterações significativas. Os exames complementares revelaram hemoglobina = 15,8 g/dL; hematócrito = 48%; leucócitos = 21.840/mm3 (sem desvio à esquerda); glicemia = 218 mg/dL; TGO = 28 U/L; tempo de protrombina igual a 14 segundos; bilirrubina total = 1,2 mg/dL; DHL = 204 U/L; creatinina = 0,7 mg/dL; amilase = 1.488 U/L; triglicerídeos = 1.061 mg/dL e colesterol total = 290 mg/dL. O exame de raios-X de tórax revelou discreto velamento nas bases. Os resultados do eletrocardiograma e do exame de enzimas cardíacas não apresentaram anormalidades.
 
Considerando esse caso clínico, assinale a opção em que é apresentado o exame adequado para confirmação diagnóstica.
Constituem fatores de risco para o desenvolvimento de câncer gástrico as condições abaixo, EXCETO:
No que toca ao refluxo gastro-esofágico, é correto afirmar que
mostrar texto associado
A utilização prolongada e por via oral de ácido ursodeoxicólico proporciona a dissolvição de cálculos biliares de colesterol e pode ser considerada em alguns pacientes selecionados.
mostrar texto associado
Atualmente, o procedimento de escolha para pacientes com colelitíase sintomática é a colecistectomia videolaparoscópica.