Filtrar


Questões por página:
A pancreatite aguda tem curso clínico distinto nas suas formas leve e grave, sendo importante estabelecer o prognóstico de cada caso clínico para implementar as medidas terapêuticas e de suporte adequadas. Nesse sentido, o Escore de Ranson prevê como critério de admissão:
A erradicação da bactéria Helicobacter pylori é essencial para a prevenção da recidiva de úlceras gástrica e duodenal. O esquema de primeira linha empregado em seu tratamento compreende a associação das seguintes medicações:
Uma paciente feminina,45 anos, deu entrada na emergência hospitalar com dor abdominal intensa, vômitos persistentes, desidratada e com 38,8ºC de temperatura. Relata que os sintomas começaram cerca de 48h antes de buscar o serviço de saúde. Segundo a família da paciente, ela tem histórico de uso abusivo de álcool. Os exames laboratoriais de entrada mostram: contagem de leucócitos: 28.500/mm3; desidrogenase lática: 204 U/L; aspartato aminotransferase: 185 U/L; e glicemia: 133 mg/dL. Seguindo os Critérios de Ranson, o fator que sugere pior prognóstico nesse paciente é:
M. A. S., uma mulher de 70 anos, hipertensa, diabética, foi admitida no hospital com sintomas de diarreia persistente e grave, acompanhada de dor abdominal intensa e febre. Ela havia recebido recentemente tratamento com ciprofloxacino e amoxicilina para uma infecção do trato urinário. Considerando o diagnóstico como colite pseudomembranosa grave e o possível agente etiológico o Clostridium difficile, o tratamento adequado a ser adotado é:
Sobre má rotação intestinal, pode-se afirmar que: