Questões de Concurso
Filtrar
797 Questões de concurso encontradas
Página 19 de 160
Questões por página:
Questões por página:
Elias,30 anos, apresenta relato de sangramento vivo em meio às fezes há 6 meses, chegando a “pingar no vaso sanitário”. Refere ainda que possui um prolapso indolor e intermitente pelo ânus com redução do mesmo de forma espontânea. O médico prosseguiu com a realização de uma retossigmoidoscopia, que confirmou o diagnóstico. A partir do caso descrito, pode-se afirmar que a classificação do estágio da doença corresponde ao grau:
Uma mulher,40 anos, chega ao serviço de emergência com relato de forte dor em andar superior de abdome “em barra”, que irradia para o dorso, com início há 15 horas. Além disso, encontrase nauseada e relata ter tido 4 episódios de vômitos. São solicitados exames que revelaram uma amilase de 2000 U/L e um USG abdominal que evidenciou a presença de litíase biliar. Diante do principal quadro de suspeita diagnóstica, duas representantes de causas etiológicas para pancreatite aguda são:
João,54 anos, apresenta um quadro de diarreia crônica e dor abdominal há 3 meses. Além disso, refere nunca ter realizado exame colonoscópico. O médico, então, solicita uma colonoscopia para o paciente, que revelou uma mucosa eritematosa e edemaciada, estendendo-se de forma bem delimitada desde o reto até o meio do cólon transverso. Feita biópsia da mucosa, foi constatada “criptite”. Diante da principal hipótese levantada e, dente os marcadores sorológicos a seguir, aquele que melhor se adequa à suspeita do diagnóstico clínico, anatomopatológico e colonoscópico de João é:
Um paciente com relato único de hematêmese há 15 horas foi submetido à endoscopia digestiva alta. Durante a realização do exame, foi observado um ponto em que havia um coágulo aderido à parede da mucosa, sem sangramento ativo no momento. De acordo com a classificação de Forrest para os achados endoscópicos, essa úlcera se enquadraria no tipo:
Foi solicitada para paciente dispéptico a realização de uma endoscopia digestiva alta. No resultado do exame, não foi apresentada nenhuma alteração importante digna de nota, exceto por um teste da urease positivo. Diante do diagnóstico de infecção pelo H. pylori, o atual esquema terapêutico padrão-ouro de primeira linha no Brasil que deve ser prescrito para a erradicação da bactéria, considerando que o paciente não apresenta nenhuma alergia medicamentosa, inclui IBP dose plena 12/12h, além de: