Filtrar


Questões por página:
Paciente de 52 anos, masculino, é submetido a cirurgia para ressecção de um tumor intra-abdominal. Nas primeiras 48 horas de pós-operatório apresenta oligúria, hipertensão arterial e elevação da creatinina sérica.
Além da hipovolemia, a situação clínica que poderia ser considerada uma causa pré-renal para essa complicação é:
Uma paciente do sexo feminino, com 28 anos de idade, é submetida a uma ultrassonografia do abdome por conta de desconforto abdominal. O exame evidencia uma massa hepática bem delimitada no lobo direito do fígado. No exame de tomografia computadorizada, a lesão mostra impregnação intensa e homogênea pelo meio de contraste na fase arterial, exceto por um foco central espiculado e ligeiramente hipodenso. Na fase portal, quase toda a lesão tem impregnação semelhante ao fígado normal ao redor e, na fase tardia, o foco central também se impregna. Esses achados sugerem o diagnóstico de:
Um paciente de 41 anos de idade apresenta dor aguda no quadrante inferior esquerdo do abdome. A tomografia computadorizada revelou a presença de uma formação alongada e ovalada, com densidade de gordura, pericólica, com hiperdensidade anelar periférica e com densificação da gordura circunjacente. Tais achados sugerem o diagnóstico de:
Um paciente de 48 anos apresenta dor no quadrante inferior direito do abdome. A ultrassonografia e a tomografia computadorizada demonstram uma imagem cística alongada e bem definida, de densidade próxima à água, no mesmo local, com calcificação circular na sua parede. O diagnóstico mais provável é:
Um paciente de 25 anos apresenta dor abdominal crônica, diarreia, perda de peso e histórico familiar de doença intestinal, mas que ele não sabe explicar bem. A tomografia computadorizada revela inflamação segmentar e descontínua no íleo e no cólon, com hiperrealce da mucosa e edema submucoso. Além disso, observam-se vasos retos engurgitados. Com base nesses achados clínicos e de imagem, o diagnóstico mais provável é: