Questões de Concurso
Filtrar
797 Questões de concurso encontradas
Página 50 de 160
Questões por página:
Questões por página:
A pancreatite aguda é definida como uma condição inflamatória aguda do pâncreas, com acometimento variável das estruturas peripancreáticas e órgãos à distância, cuja gênese depende da autodigestão tecidual pelas próprias enzimas pancreáticas. Dentre as alternativas abaixo, a principal causa de pancreatite aguda é
Na retocolite ulcerativa podem ocorrer várias manifestações extraintestinais, sendo mais frequentes:
Homem jovem apresenta os seguintes antecedentes: osteomielite por salmonela, priapismo, embolia gordurosa e pancreatite associada a cálculo biliar. O exame mais indicado para confirmação diagnóstica da doença de base deste indivíduo é:
A Encefalopatia Hepática (EH) é a segunda mais frequente complicação maior em pacientes com cirrose hepática.
Com relação à Encefalopatia Hepática (EH), analise as afirmativas a seguir.
I. O uso de lactulose é uma importante medida de tratamento da EH por reduzir a produção de nitrogênio no tubo digestivo.
II. A principal medida terapêutica na encefalopatia hepática é a restrição proteica na dieta.
III. A rifaximina é um antibiótico eficaz no tratamento da EH e com menos efeitos colaterais que a neomicina e o metronidazol.
Assinale:
Uma paciente, servidora pública, de 34 anos de idade, procura atendimento ambulatorial, referindo diarreia intermitente leve, associada a cólicas leves, com fezes volumosas, sem muco, pus ou sangue, porém com características de fezes gordurosas. Alega emagrecimento de 5 kg, sem febre ou sinais constitutivos nos últimos seis meses, com apetite e ingesta alimentar regulares. Ao exame físico: bom estado geral, corada e hidratada, sinais vitais estáveis, presença apenas de glossite e sem lesões ulceradas na oroscopia. Na avaliação abdominal, presença de ruídos hidroaéreos aumentados, sem visceromegalias, indolor à palpação difusa, presença de lesões pápulo-vesiculares nos cotovelos e joelhos. Aos exames laboratoriais disponíveis: teste de intolerância a lactose negativo, FAN negativo, parasitológico de fezes negativo, Hb = 10 mg/dL (VR = 12-14), Ht = 30% (VR = 35-45), VCM = 70 (VR = 80-100), plaquetas = 230.000 (VR = 145.000-450.000), leucograma = 8.000, com 80% de segmentados,1% de bastões e 19% de linfócitos, pesquisa de leucócitos fecais negativos.
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que indica os exames que auxiliariam na confirmação diagnóstica.
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que indica os exames que auxiliariam na confirmação diagnóstica.